quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Boates de Campos


Dois dias após a tragédia que matou 234 pessoas em boate na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, autoridades do município de Campos se reuniram, no final da tarde desta terça-feira (29/01), em uma comissão instituída para fiscalizar e garantir a segurança nas casas de show da cidade. Cerca de 30 estabelecimentos do Norte Fluminense foram identificados e apresentados pelo Corpo de Bombeiros Militar como impróprias para funcionamento. O encontro aconteceu na Câmara de Vereadores de Campos. 

Estiveram presentes o Promotor Público Estadual Marcelo Lessa, o presidente da Câmara Édson Batista, o presidente da Comissão, o vereador Fábio Ribeiro, o secretário de Defesa Civil, Henrique Oliveira, o coordenador de Segurança e Ordem Pública, Alcemir Pascoutto, o chefe de Fiscalização e Postura Ribamar Lima e vereadores, que compõem a comissão Alexandre Tadeu e Thiago Virgílio, Gil Viana, Paulo César Genásio e Aloncimar Pessanha. 

“Nós tivemos uma iniciativa de instaurar inquérito civil publico com o objetivo de levantar e adequar esse tipo de estabelecimento, e coincidentemente a Câmara teve a mesma iniciativa de reunir um grupo de trabalho a fim de que se evite a mesma tragédia ocorrida em Santa Maria. O que discutimos e deliberamos hoje é que assim que fizermos o levantamento que leve ao arrepio das leis de segurança, que esteja sem o alvará do município e autorização do Corpo de Bombeiros, que seja fechada imediatamente”, disse o promotor público Marcelo Lessa. 

Segundo o vereador e presidente da Comissão Fábio Ribeiro, cerca de 30 casas de show não estão aptas para funcionamento. Levantamento prévio, feito pelo Corpo de Bombeiros, aponta que existem em Campos 57 casas de shows noturnas, dentre elas 19 estão com pendência de documentação e 13 serão fiscalizadas imediatamente. Essas casas foram divulgadas pelo vereador Alexandre Tadeu em rede social: Lord Pub, Apaloosa, Arena Mix, Absolut, Oca do Samba, Big Fild, Stillus, Playman, Beach Club, Havana, Canto do Meio, Bola da Vez e Picadilly. 

“Hoje, nessa primeira reunião, traçamos ações de médio prazo para não só darmos respostas a população, mas ações de revisão e medidas educativas também serão adotadas como forma de prevenir acontecimentos trágicos. Deixando claro que não somos contra o entretenimento, pelo contrário, ele gera emprego, é bom para economia, mas deve ser feito com segurança. A prefeita Rosinha Garotinho disponibilizou revisão dos próprios documentos de inscrição na Prefeitura, um deles de Postura, para garantir a ordem pública e que não aconteça em nossa região o que ocorreu em Santa Maria”, disse o presidente.

Segundo o presidente da Câmara, Édson Batista, uma nova reunião deve acontecer até a próxima semana com os proprietários de casas de shows a fim de estabelecer um diálogo direto e divulgar o que foi acordado em comissão.

“As casas de shows que foram levantadas sem o cumprimento de normas pertinentes para funcionamento conforme previstas na legislação serão alvos da fiscalização imediata. Estão sendo discutida a parceria entre a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e o órgão de Postura, a fim de se adotar medidas interativas”, disse o presidente.

Ururau

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

A MAIOR TRAGÉDIA DE NOSSA VIDAS


Morri em Santa Maria hoje...


Compartilho com vocês um texto do Carpinejar, que acredito retrate muito bem a perplexidade 
e a dor que tomou dos  conta gaúchos neste domingo. ( 27/01/2013)

A maior tragédia de nossas vidas
Fabrício Carpinejar
fabricio.carpinejar@zerohora.com.br

Morri em Santa Maria hoje. Quem não morreu? Morri na Rua dos Andradas, 1925.
 Numa ladeira encrespada de fumaça.
A fumaça nunca foi tão negra no Rio Grande do Sul. Nunca uma nuvem foi tão nefasta.
Nem as tempestades mais mórbidas e elétricas desejam sua companhia. 
Seguirá sozinha, avulsa, página arrancada de um mapa.
A fumaça corrompeu o céu para sempre.
 O azul é cinza, anoitecemos em 27 de janeiro de 2013.
As chamas se acalmaram às 5h30, mas a morte nunca mais será controlada.
Morri porque tenho uma filha adolescente que demora a voltar para casa.
Morri porque já entrei em uma boate pensando como sairia dali em caso de incêndio.
Morri porque prefiro ficar perto do palco para ouvir melhor a banda.
Morri porque já confundi a porta de banheiro com a de emergência.
Morri porque jamais o fogo pede desculpas quando passa.
Morri porque já fui de algum jeito todos que morreram.
Morri sufocado de excesso de morte; como acordar de novo?
O prédio não aterrissou da manhã, como um avião desgovernado na pista.
A saída era uma só e o medo vinha de todos os lados.
Os adolescentes não vão acordar na hora do almoço. Não vão se lembrar de nada.
 Ou entender como se distanciaram de repente do futuro.
Mais de duzentos e quarenta jovens sem o último beijo da mãe, do pai, dos irmãos.
Os telefones ainda tocam no peito das vítimas estendidas no Ginásio Municipal.
As famílias ainda procuram suas crianças.
 As crianças universitárias estão eternamente no silencioso.
Ninguém tem coragem de atender e avisar o que aconteceu.
As palavras perderam o sentido.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Torta de bombom Sonho de Valsa



Ingredientes:
    1° camada:
    • 1 lata de leite condensado
    • 2 latas de leite ( use a lata de leite condensado para medir)
    • 1 colher bem cheia de maizena
    • 2 gemas coadas
    • 1 lata de creme de leite
    2° camada:
    • 10 bombons sonho de valsa
    3° camada:
    • 6 claras em neve
    • 5 colher de açúcar refinado
    • 1 lata de creme de leite sem soro
    4° camada:
    • 4 bombons cortados ao meio
    • 1 pacote de coco em flocos
    Modo de preparo:
      1° camada
      1. Bata no liquidificador as gemas, o leite condensado, o leite e a maizena
      2. Depois leve ao fogo ate engrossar e formar um creme homogêneo
      3. Desligue o fogo e misture o creme de leite e deixe esfriar
      4. Reserve
      2° camada
      1. Pique os 10 bombons bem picados e jogue por cima da 1° camada
      3° camada
      1. Cata as claras em neve, depois acrescente o açúcar e o creme de leite e jogue por cima da 2° camada
      4° camada
      1. Jogar o coco em flocos em cima da 3° camada e enfeite com os bombons

      Saiba como ajudar feridos no incêndio em boate de Santa Maria


      Saúde pede doadores de sangue em Porto Alegre e em Santa Maria.
      Defesa Civil busca voluntários; defensoria pública disponibiliza serviço.


      A Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul solicita a doação de sangue no Hemocentro do Estado a partir da manhã de segunda-feira (28), a fim de repor os estoques de sangue para feridos no incêndio da boate Kiss, em Santa Maria, que vitimou mais de 200 pessoas. O Hemorgs localiza-se na avenida Bento Gonçalves, nº 3722, no bairro Partenon, em Porto Alegre.
      O Hospital de Pronto Socorro (HOS) de Porto Alegre, que está recebendo vítimas com queimaduras graves no incêndio ressalta que a doação de sangue deverá ser realizada durante a semana, pois o estoque, tanto do HPS quanto do Hemocentro, é suficiente para o atendimento imediato aos feridos.
      Para os que estão em Santa Maria, é possível fazer a doação de sangue no Hemocentro do município, localizado na Alameda Santiago do Chile, nº 35, bairro Nossa Senhora das Dores. Segundo a diretora do Hemocentro, Carla Coelho, o estoque atual também é o suficiente para o atendimento imediato das vítimas. O órgão está fazendo o agendamento dos doadores pelos telefones  (55) 3221-5262 ou 3221-5192.
      Defesa Civil busca voluntários
      A Defesa Civil do estado está buscando voluntários na área de saúde para ajudar as vítimas internadas em Santa Maria. Foi montado um cadastro de voluntários para ajudar nos pontos de atendimento em hospitais e Unidade de Pronto Atendimento do município de Santa Maria. Voluntários podem entrar em contato pelo telefone (51) 3210.4219.
      A empresa de ônibus Planalto está disponibilizando ônibus em Porto Alegre para que médicos e profissionais de saúde voluntários possam ir até a cidade na região central do estado. São solicitados água, luvas, papel higiênico, álcool gel, luvas de procedimentos, máscaras e medicamentos como catropil, AS, dipirona, clonazepan, que podem ser encaminhados por ônibus.
      Um plantão foi aberto pela Defensoria Pública do Estado para ajudar as famílias principalmente no traslado de corpos. Entre as vítimas, estão pessoas de fora do estado e do Brasil, que precisam de trâmites para remoção dos corpos. O telefone para contato é  (55) 8428-3162. O CTG de Santa Maria está oferecendo abrigo aos familiares de vítimas de fora da cidade. O telefone é  (55) 9979-2539.

      Psicólogos que trabalharam em tragédia argentina serão contatados
      O CTG de Santa Maria está oferecendo abrigo aos familiares de vítimas de fora da cidade. O telefone do CTG é  (55) 99792539.
      Psicólogos que estão no local também já entraram contato com um grupo de profissionais de saúde mental, que atuou por anos no auxílio às famílias dos 194 mortos de um incêndio semelhante numa boate de Buenos Aires, em 2004. Representantes de organizações internacionais de saúde também foram contatados para prestar auxílio na cidade.
      FONTE : G1

      sábado, 26 de janeiro de 2013

      Hamburgão recheado com 3 queijos


      Ingredientes:
      • 500 g de carne moída
      • 100 g de queijo parmesão pedaço
      • 100 g de mussarela fatiada
      • 1 bisnaga de catupiry
      • 5 colheres rasas de farinha de rosca
      • 1 ovo
      • 1/2 pacote de creme de cebola
      • papel alumínio
      Modo de preparo:
      1. Coloque em uma vasilha a carne moída,o creme de cebola,a farinha de rosca e o ovo, misture até que fique consistente e com liga
      2. Rale o queijo parmesão e reserve
      3. Estenda um pedaço de papel alumínio numa bancada ou mesa e ponha um pouco da carne moída e modele o fundo como se fosse um prato
      4. Recheie com queijo parmesão ralado, mussarela e catupiry
      5. Pegue mais um pouco da massa e estique na mão como se fosse uma tampa, coloque em cima e modele fechando-a
      6. Repita esse procedimento em mais um hamburgão
      7. Envolva os no papel alumínio e leve ao forno por 40 minutos entre 200°C a 250°C
      8. Tire do forno, retire o papel alumínio e coloque por cima os 3 queijos do recheio
      9. Leve ao forno novamente até derreter bem os queijos
      10. Retire e sirva com uma salada de legumes

      Macarronada com mussarela



      ngredientes:
        Massa:
        • 500 g de macarrão (parafuso, espagueti, fettucine)
        • 2 colheres de sopa de óleo
        • Sal a gosto
        Molho:
        • 500 g de carne moída
        • 1 linguiça calabresa
        • 1 cebola picada
        • 1 tablete de caldo de carne, ou picanha, ou costela
        • Alho a gosto
        • Sal a gosto
        • 1 caixa de molho de tomate (500 g)
        • 1/2 copo de água
        • 400 g de mussarela fatiada (para montagem)
        Modo de preparo:
          Massa
          1. Cozinhe a massa em água fervente com as colheres de óleo e sal a gosto
          2. Escorra a massa e reserve-a
          Molho
          1. Tempere a carne moída com alho e sal 1 hora antes de cozinhar
          2. Frite a linguiça calabresa cortada em pedacinhos pequenos, depois de fritas acrescente a cebola
          3. Quando a cebola dourar, acrescente o tablete de caldo e a carne moída e deixe cozinhar, sempre mexendo para não grudar
          4. Depois de pronta, acrescente o molho de tomate com 1/2 copo de água e deixe ferver
          5. Se quiser pode acrescentar sazón para carne no molho (neste caso cuidado com o sal)
          Montagem
          1. Em uma travessa grande intercale as camadas massa, molho, mussarela
          2. Repita massa, molho, mussarela
          3. Finalize com a mussarela, coloque um pouco de caldo por cima da mussarela para não ressecar
          4. Coloque no forno pré-aquecido por 20 minutos e pronto
          Informaçães Adicionais
          1. Obs.: Pode adicionar orégano e ovos cozidos para decorar.

          Brownie super fácil





          Ingredientes:
          • 6 colheres (sopa) bem cheias de margarina ( sem sal)
          • 3/4 xícara (chá) achocolatado
          • 1/2 xícara (chá) chocolate em pó
          • 1 1/4 xícara ( chá) farinha de trigo
          • 2 xícara (chá) açúcar
          • 4 ovos
          • 2 pitadas de sal
          • 1 colheres (chá) extrato ou essência de baunilha
          • 1 tablete de chocolate meioamargo picado em cubinhos
          • ½ xícara ( chá) de nozes picadas (ou castanhas de caju granulada)
          Modo de preparo:
          1. Misture os ovos e o açúcar e depois agregue todos os ingredientes até formar um creme uniforme
          2. Despeje numa assadeira forrada com papel manteiga e leve ao forno médio por 40 minutos
          3. O brownie está pronto quando a parte de cima está levemente corada e ao se espetar um palito o mesmo está levemente úmido (devido ao chocolate derretido)
          4. Corte em quadrados ainda quente e sirva com uma bola de sorvete de creme, ou congele num saquinho para freezer
          5. Para descongelar, coloque o brownie num prato de sobremesa e aqueça no microondas, potência alta, por 1 minuto

          Pizza de pão de forma

          Ingredientes:
          • 2 tomates
          • 1 cebola
          • 4 dentes de alho
          • Orégano a gosto
          • Sal a gosto
          • Azeite
          • 1 pacote de pão de forma
          • 200 g de presunto
          • 200 g de queijo mussarela

          Modo de preparo:
          1. Refogue o alho juntamente com a cebola no azeite
          2. A seguir, coloque o tomate e o sal até formar um molho cremoso
          3. Reserve
          4. Coloque os pães numa assadeira, jogue todo o molho em cima dos pães e acrescente o presunto por cima deste molho
          5. Cubra com bastante queijo e regue com orégano e azeite
          6. Coloque a assadeira no forno pré-aquecido
          7. Assim que o queijo derreter estará pronta a pizza

          Pizza Marguerita super fácil



          Ingredientes:
            Massa:
            • 5 xícaras de chá de farinha de trigo
            • 30 g de fermento biológico fresco
            • 1 colher de sopa de açúcar
            • 1 colher de sopa de sal
            • 3 colheres de sopa de óleo
            • 1 1/4 xícara de chá de água morna
            Cobertura:
            • Molho de tomate a gosto
            • 350 g aproximadamente de mussarela ralada
            • Orégano a gosto
            • Manjericão a gosto
            • 1 tomate cortado em rodelas finas
            • Azeite a gosto

            Modo de preparo:
              Massa
              1. Misturar o fermento com o açúcar e 1/4 xícara de água
              2. Em outro recipiente, dissolver o sal em 1/4 xícara de água
              3. Colocar a farinha de trigo em uma vasilha grande e cavar um buraco no meio
              4. Acrescentar neste buraco a mistura do fermento, o azeite e a água salgada
              5. Acrescentar o restante da água aos poucos
              6. Sovar bem a massa e fazer uma bola
              7. Cobrir a massa com um pano de prato e deixar descansando por 2 horas
              Cobertura
              1. Forrar com azeite (cerca de 2 colheres de sopa) uma assadeira redonda para pizza, pegar a metade da massa e abrir com as mãos sobre a assadeira
              2. Colocar o molho de tomate sobre a massa, depois orégano, a mussarela, tomates e por fim jogue manjericão
              3. Regar com azeite
              4. Assar em forno pré-aquecido em temperatura alta por cerca de 15 minutos

              quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

              Sonhos de Forno.



              • Dissolva o fermento no leite, acrescente o ovo, o açúcar, a baunilha, as raspas de limão e mexa
              • Em seguida, junte a margarina e a farinha de trigo aos poucos até a massa soltar das mãos e ficar lisa
              • Leve para crescer por 30 minutos ou até dobrar de volume
              • Faça bolinhas pequenas, abra-as, recheie com um pedaço pequeno de goiabada e feche novamente
              • Coloque numa assadeira com papel manteiga untado só com margarina e leve para assar no forno a 220ºC até dourar
              • Passe o sonho no açúcar misturado com a canela
              • Rende aproximadamente 50 sonhos.