quarta-feira, 27 de julho de 2011

28 de Julho Dia do Agricultor.

A quem trabalha na agricultura chama-se agricultor. 



O prefixo agro tem origem no verbete latino agru que significa "terra cultivada ou cultivável".
A ciência que estuda as características das plantas e dos solos para melhorar as técnicas agrícolas é a agronomia.



TIPOS DE AGRICULTURA

Agricultura natural - baseada em conceitos ecológicos


Agricultura biológica - baseada no controle biológico
Permacultura - agricultura integrada com o ambiente que envolve plantas semi-permanentes e permanentes, incluindo a atividade produtiva dos animais.
Agricultura biodinâmica - agricultura que tem como princípio integrar os recursos naturais da agricultura em conexão com as forças cósmicas e suas diversas formas de valores espirituais e éticos, para chegar a ter uma aproximação mais compreensível das relações: agricultura e estilos de vida.

Agricultura atual -  conjunto de técnicas produtivas que usa fertilizantes químicos, sementes manipuladas geneticamente para o aumento da produtividade, agroquímicos (agrotóxicos e fertilizantes) e  maquinaria agrícola. Devido seu fluxo unidirecional leva à degradação do ambiente e à descapitalização, criando uma situação insustentável à longo prazo.

Agricultura Orgânica
Para ser considerado orgânico, o produto tem que ser produzido em um ambiente de produção orgânica, onde se utiliza como base do processo produtivo os princípios agroecológicos que contemplam o uso responsável do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais, respeitando as relações sociais e culturais.

Na agricultura orgânica não é permitido o uso de substâncias que coloquem em risco a saúde humana e o meio ambiente. Não são utilizados fertilizantes sintéticos solúveis, agrotóxicos e transgênicos. O Brasil, em função de possuir diferentes tipos de solo e clima, uma biodiversidade incrível aliada a uma grande diversidade cultural, é sem dúvida um dos países com maior potencial para o crescimento da produção orgânica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário