segunda-feira, 1 de outubro de 2012

CECIERJ


Seleção pública de bolsistas para atuação nos cursos de formação continuada para professores da rede pública e formação de cadastro de reserva.
Edital FC-CECIERJ 007/2012

INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 03 DE OUTUBRO

ATENÇÃO
  1. Em função da greve dos Correios, a entrega da documentação deverá ser feita na Rua da Ajuda 5, 15º - Diretoria de Extensão, seguindo o prazo previsto no edital.
  2. Devido a greve dos bancários, a conta Bradesco poderá ser entregue na outorga de bolsa.

Passo a passo para sua inscrição:

  1. Leia o EDITAL (ver Aditamento 1) e certifique-se de que preenche todos os requisitos.
  2. Escolha na lista abaixo a ficha de inscrição específica da área na qual deseja inscrever-se:

Bibliografia

Atenção: A prova escrita consistirá na elaboração de uma atividade a ser aplicada em sala de aula, com a respectiva resposta comentada, e partindo de uma habilidade pré-definida relativa à sua área de candidatura. Os materiais de referência para a prova consistem portanto de materiais de quatro tipos: orientações pedagógicas, materiais relativos ao Currículo Mínimo e ouras publicações da SEEDUC, materiais produzidos pela CECIERJ em projetos de formação continuada de professores a título de exemplo, e, para algumas áreas, livros de referência de conteúdos.

Referências de orientação pedagógica:

Publicações da SEEDUC:

Materiais produzidos pela CECIERJ em projetos de formação continuada de professores a título de exemplo:

Livros de referência de conteúdos:

  • Biologia: AGUARDE
  • Filosofia:
    ARANHA, Maria Lúcia Arruda e Maria Helena Pires Martins. Filosofando – Introdução à Filosofia. São Paulo: Moderna, 2006.
    CHAUÍ, Marilena. Filosofia – série brasil. São Paulo: Ática, 2005.
  • Geografia:
    SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1996.
    CASTRO, I.; GOMES, P. C. C.; CORRÊA, R. L. (orgs.). Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
    SANTOS, E. S. Educação Geográfica de Jovens e Adultos Trabalhadores: concepções, políticas e propostas curriculares. Tese de Doutorado em Educação - FE/UFF, 2008. Acesso: http://www.uff.br/pos_educacao/joomla/images/stories/Teses/enio%20serra.pdf
  • História:
    FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 2010.
  • Biologia: AGUARDE
  • Química:
    MALDANER, O. A. A Formação Inicial e Continuada de Professores de Química. juí: Ed. Unijuí, 2003.
    Revista Química Nova na Escola.
    Nardi, Roberto; Almeida, Maria Jose P.m., Analogias , Leituras e Modelos no Ensino da Ciência - A Sala de Aula em Estudo Editora: Escrituras
    GOI, M. E. J. ; SANTOS, F. M. T. Resolução de Problemas e Atividades Experimentais no Ensino de Química. UFPR, 21 a 24 de julho de 2008. Curitiba, Pr., 2008.
    MORAIS, F. L. et. al., Atividades Experimentais no Ensino Médio Público. Revista de Pedagogia, Ano 3, n. 6, 2002.
  • Sociologia
    BRYM, Robert et al. Sociologia – sua bússola para um novo mundo, SP: Cengage Learning, 2008.
    DURKHEIM, Émile. As Regras do Método Sociológico. Martins Fontes, São Paulo: 2007.
    LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Sociologia Geral. Editora Atlas, São Paulo: 1999.
    OLIVEIRA, Luiz Fernandes. e COSTA, Ricardo César da Rocha. Sociologia: o conhecimento humano para jovens do ensino técnico-profissionalizante. Petropolis: Catedral das Letras, 2005.

Caso tenha dúvida, entre em contato:

Nenhum comentário:

Postar um comentário