quinta-feira, 11 de outubro de 2012

1º Negro no Supremo Tribunal do Brasil.



Barbosa fez a cabeça primeiro negro do Supremo Tribunal 

do Brasi

Supremo tribunal juiz Joaquim BarbosaDecisões Barbosa no julgamento do mensalão irritou simpatizantes do ex-presidente Lula
O juiz responsável um julgamento por corrupção importante no Brasil foi nomeado presidente do Tribunal Supremo, o primeiro negro a exercer o cargo.
Ministro Joaquim Barbosa, que nasceu em uma família pobre, foi elogiado por sua independência judicial.
Ele vai assumir o cargo uma vez que o "mensalão" julgamento por corrupção termina.
O Brasil tem a maior população negra depois da Nigéria. Muitos são descendentes de escravos africanos, mas os negros raramente atingem um alto cargo.
Sr. Barbosa, de 58 anos, foi eleito por seus colegas juízes, seguindo a tradição do Tribunal de nomear o seu membro mais antigo.
Nascido na remota cidade de Paracatu, no estado de Minas Gerais e do filho de um construtor, o Sr. Barbosa foi educado no sistema muito criticado no Brasil escola estadual.
Mais tarde, ele se mudou para a capital, Brasília, onde estudou por um diploma de Direito na melhor universidade da cidade.
Para se sustentar até a universidade, ele trabalhou como datilógrafo e um limpador em um dos tribunais da cidade, e mais tarde começou uma bem sucedida carreira como promotor público.
"Barreiras invisíveis"
Em 2003, ele se tornou um nome familiar no Brasil, quando foi nomeado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o Supremo Tribunal.
Dois raça mista juízes já haviam sido membros do tribunal, mas o Sr. Barbosa disse que ele era o primeiro que poderia ser "amplamente reconhecido como um homem negro".
"Este ato tem um grande significado, uma vez que indica para a sociedade a fim de certas barreiras visíveis e invisíveis", disse ele na época.
Ele tem sido o centro das atenções no Brasil nos últimos dois meses, como o relator do processo contra alguns dos principais assessores do ex-presidente Lula.
O caso tornou-se conhecido localmente como "mensalão", ou "o Grande Mensal" subsídio.
Juiz Barbosa irritou os partidários do governo, quando ele condenado membros seniores do governo Lula.
Na terça-feira, o ex-chefe de equipe José Dirceu, ex-presidente do Partido dos Trabalhadores, José Genoino, Delúbio tesoureiro e Soares foram considerados culpados de corrupção.
A maioria dos juízes da Suprema Corte concordou com o relatório do senhor Barbosa, em que ele acusou os três homens de usar fundos públicos para pagar os membros do Congresso para apoio em votações cruciais.
Lula não foi implicado no escândalo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário