domingo, 27 de março de 2011


Transformação pelo fogo


Assim acontece com a gente. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo fica do mesmo jeito a vida inteira. São pessoas de uma mesmice e uma dureza assombrosa. Só que elas não percebem e acham que seu jeito de ser é o melhor jeito de ser. Mas, de repente, vem o fogo.
O fogo é quando a vida nos lança numa situação que nunca imaginamos: a dor. Pode ser fogo de fora: perder um amor, perder um filho, o pai, a mãe, perder o emprego ou ficar pobre. Pode ser fogo de dentro: pânico, medo, ansiedade, depressão ou sofrimento, cujas causas ignoramos.
Há sempre o recurso do remédio: apagar o fogo! Sem fogo, o sofrimento diminui. Com isso, a possibilidade da grande transformação também.
Imagino que a pobre pipoca, fechada dentro da panela, lá dentro cada vez mais quente, pensa que sua hora chegou: vai morrer. Dentro de sua casca dura, fechada em si mesma, ela não pode imaginar um destino diferente para si. Não pode imaginar a transformação que está sendo preparada para ela. A pipoca não imagina aquilo do que ela é capaz. Aí, sem aviso prévio, pelo poder do fogo, a grande transformação acontece: BUM! E ela aparece como uma outra coisa completamente diferente, algo que ela mesma nunca havia sonhado.
Bom, mas ainda temos o piruá, que é o milho de pipoca que se recusa a estourar. São como aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente, se recusam a mudar. Elas acham que não pode existir coisa mais maravilhosa do que o jeito delas serem. A presunção e o medo são a dura casca do milho que não estoura. No entanto, o destino delas é triste, já que ficarão duras a vida inteira. Não vão se transformar na flor branca, macia e nutritiva. Não vão dar alegria para ninguém.
TEXTO  RUBÉNS ALVES.

domingo, 20 de março de 2011

OUTONO....

Hoje percebi que a noite chegou mais rápido, então me dei conta, que o clima já está começando a mudar, aquele verão que amamos dá lugar ao Outono, onde os dias começam a ficar mais curtos.

No Outono caem as folhas, fazem-se as vindimas e comem-se as castanhas e por último faz-se o magusto.

No Outono os dias são mais pequenos e a noite vem mais depressa.

No Outono o tempo começa a arrefecer e as pessoas começam a andar de cachecol, botas, gabardina e é nesta altura que as pessoas começam a ter gripe.

No Outono as pessoas começam a vestir roupa mais quente.



Mesmo com a chegada do outono, o fenômeno La Niña continua influenciando o clima no extremo norte do país e na Região Sul, segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe). A estação começa às 20h21 deste domingo (20) e segue até 21 de junho.
Abra-se ao nascer de um novo tempo
No outono, é importante questionar se o medo e a dúvida estão impedindo seus ideais maiores de serem realizados. Reflita se alguns comportamentos repetitivos lhe afastam do seu real potencial criativo. Talvez seja chegado o momento de tomar consciência e assumir uma atitude de compromisso consigo, desapegando-se daquilo que não lhe serve mais, daquilo que esteja impedindo seus passos rumo às próximas estações de seu crescimento.
Não é simples, nem fácil, mas também não é impossível. Como tudo na natureza, nossos processos de mudança carecem de tempo para se instalarem. Tempo para ir amadurecendo, até que seja o momento da colheita. Passo a passo, reflita sobre os pesos desnecessários que podem estar atrasando seu caminhar, vá se desapegando e deixando ir.
Lembro agora as palavras de Tom Jobim: "São as águas de março fechando o verão, é promessa de vida no meu coração". Mesmo que as águas pareçam dar fim ao melhor da festa do verão, na verdade, elas estão nos mostrando que a vida segue e novas estações virão! Acredite: observando a natureza podemos concluir que depois da noite sempre vem o dia. Acredite que vale a pena se libertar para deixar nascer um novo tempo.

Rio - O fenômeno da Super-Lua encantou os cariocas - e pessoas pelo mundo inteiro - na noite deste sábado. O espetáculo da natureza, que acontece aproximadamente a cada 20 anos, tornou o visual da noite da chegada de Obama ao Rio ainda mais exuberante do que o normal. A Super-Lua ou Supermoon é o momento em que o satélite está na sua fase cheia em máxima aproximação da Terra (perigeu). Cientistas afirmam que a sensação passada é da possibilidade de tocar o astro, tema de tantas canções românticas
O fenômeno foi amplamente comentado na Internet e ganhou destaque no microblog Twitter. A expressão #supermoon foi a mais comentada (líder dos Trending Topics) até a manhã de domingo.

A última vez que o planeta Terra havia sido brindado com este show foi em março de 1993. Naquele ano, o satélite estava a 356.528 km de distância. Neste sábado, ela esteve apenas 49 km mais distante. “Luas perigeu são cerca de 30% mais brilhantes e podem parecer 14% maiores”, informou a Nasa em seu site. A lua vai nascer no leste ao pôr do sol e deve parecer especialmente grande quando estiver próxima ao horizonte.

No Rio, a Lua nasceu às 17h51 de sábado e vai se pôr às 6h39 da manhã deste domingo

sábado, 19 de março de 2011


Vou falar um pouquinho hoje, da 1ª Dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, Uma pessoa simples e de grande simpátia.
Michelle Robinson nasceu e cresceu em Chicago e graduou-se pela Universidade Princeton e Harvard Law School. Após completar seus estudos, ela retornou a Chicago e aceitou um emprego com a firma de advocacia Sidley Austin, onde conheceu se futuro marido. Subsequentemente, trabalhou como ajudante do prefeito de Chicago Richard M. Daley, e para a Universidade do Centro de Medicina de Chicago. Ao longo de 2007 e 2008, ela ajudou na campanha do lance presidencial de seu marido e remeteu uma deferência à Convenção Nacional Democrata de 2008. Ela tem duas filhas com Barack Obama: Natasha e Malia Ann. É a irmã de Craig Robinson, técnico de basquetebol masculino na Universidade do Estado do Oregon.
Família e Educação.
família Robinson pode traçar suas raízes à pré-Guerra Civil Americana na América do Sul; seu tatara-tatara-avô paterno, Jim Robinson, foi um escravo americano no estado da Carolina do Sul, sendo que alguns de seus parentes ainda residem lá. Ela cresceu na Euclid Avenue na comunidade de South Shore em Chicago. A família comeu refeições juntas e também se divertiam juntos como uma família, jogando jogos como Banco Imobiliário e lendo Ela e seu irmão, Craig (que é 21 meses mais velho), avançaram o segundo grau. Na sexta série, Michelle juntou-se à uma turma na Bryn Mawr Elementary School (depois renomeada Academia Bouchet).Ela ingressou na Whitney Young High School, a primeira escola magnata (escola pública com especializações em cursos) de Chicago, onde ela esteve no quadro de honra durante os quatro anos do ensino médio, teve colocações avançadas nas aulas, foi membro da National Honor Society e serviu como tesoureira do conselho estudantil. A mudança de sua casa no South Side para o Near West Side demorou três horas. Ela foi colega de escola de Santita Jackson, filha de Jesse Jackson e irmã de Jesse Jackson, Jr. Gradou-se do Ensino médio em 1981 e ingressou na Universidade Princeton, estudando sociologia onde ela se graduou cum laude como Bachelor of Arts em 1985.

Michelle sentiu-se inspirada a seguir seu irmão em Princeton porque tinha mostrado a si mesma que isso era possível; ela graduou-se em 1983. Em Princeton, ela aprovou a metodologia pedagódica da língua francesa, porque sentiu que isso seria mais conversacional.Como parte dos requerimentos para a graduação, ela escreveu uma tese intitulada: "Princeton-Educated Blacks and the Black Community." ("Educação de Princeton a Negros e a Comunidade Negra", em português). "Lembro-me estando chocada", ela afirma "por estudantes universitários que dirigem BMWs. Eu nunca conheci pais que dirigem BMWs."Ela obteve seu Juris Doctor (J.D.), grau da Harvard Law School, em 1988.Enquanto esteve em Harvard, ela participou de manifestações políticas defendendo a contratação de professores que são membros de minorias. Ela é a terceira primeira-dama estadunidense com uma pós-graduação, seguindo Hillary Rodham Clinton e Laura Bush. Em julho de 2008, Obama aceitou o convite para se tornar um membro honorário do clube de moças negro de 100 anos Alpha Kappa Alpha, no qual não tinha estudantes universiários ativos de Princeton quando ela ingressou.


Barack e Michelle Obama.Ela conheceu Barack Obama quando eles estavam dentre os vários poucos afro-americanos na sua firma de advocacia, Sidley Austin, (ela, algumas vezes, disse que se encontravam em apenas dois departamentos, embora outros já tenham apontado, há outros diferentes departamentos) e a ela foi atribuído o cargo de ser a mentora dele, enquanto ele fora um advogado associado. Sua relação começou com um jantar de negócios e depois uma reunião de organização da comunidade onde ele pela primeira vez a impressionou. O primeiro encontro do casal foi para assistir o filme Do the Right Thing, de Spike Lee. Eles se casaram em outubro de 1992 e tiveram duas filhas, Malia Ann (nascida em 1998) e Natasha (conhecida como Sasha) (nascida em 2001). Após sua eleição para o Senado Estadunidense, a família do Obama continuou a viver no South Side de Chicago, optando por permanecer ali em vez de mudar-se para Washington, D.C.. Ao longo da campanha presidencial norte-americana de 2008 de seu marido, ela fez um "compromisso de estar distante durante um dia da semana de campanha, apenas dois dias na semana e estar em casa ao final do segundo dia" para suas duas filhas. Ela é prima de primeiro grau de parentesco de Rabbi Capers C. Funnye Jr., um dos dos mais proeminentes rabinos negros do país.

Ela uma vez pediu que Barack, que na época era seu noivo, conhecesse sua prospectiva patroa, Valerie Jarrett, considerando seu primeira salto na carreira.Atualmente, Jarrett é uma das mais próximas assessoras de Barack.A relação marital teve seus altos e baixos. A combinação de uma evolução da vida famíliar e o início da carreira política levou-a a muitos argumentos sobre o equilíbrio do trabalho e a família. Barack escreveu eu seu segundo livro, The Audacity of Hope: Thoughts on Reclaiming the American Dream, que: "cansado e estressado, nós tivemos pouco tempo para conversar, muito menos romance". No entanto, apesar de suas obrigações familiares e do trabalho, eles continuaram a tentar agendar seus encontros à noite.

As filhas de Obamas frequentaram a University of Chicago Laboratory Schools, uma escola particular. Como membro do conselho da escola, Michelle lutou para manter a diversidade no local, enquanto outros membros do conselho, conectados à Universidade de Chicago, tentaram reservar mais vagas para as crianças na faculdade da universidade. Isso resultou em um plano para expandir a escola.As filhas de Obama, atualemente, frequentam a Sidwell Friends School em Washington D.C. depois também considerando a Georgetown Day School. Ela declarou, em uma entrevista no The Ellen DeGeneres Show, que o casal não pretende ter mais nenhum filho. Eles têm recebido conselhos das primeiras-damas anteriores Laura Bush, Rosalynn Carter e Hillary Rodham Clinton sobre sobre como criar os filhos na Casa Branca. Marian Robinson mudou-se para a Casa Branca para auxiliar com o cuidado das filhas.

Estilo e senso de moda

Michelle Obama vestiu roupas de Isabel Toledo feitas na St. Gallen Embroidery, durante a Posse de Barack Obama em 2009.
Com a ascensão de seu marido como um proeminente político nacional, Michelle Obama, assim como todas as outras primeiras-damas, tornou-se parte da cultura popular. Em maio de 2006, a revista Essence listou-a como uma das "25 Mulheres mais Inspiradoras do Mundo." Em julho de 2007, a revista Vanity Fair a listou como uma das "10 Pessoas Mais Bem-Vestidas do Mundo." Ela foi uma convidada honorária no Oprah Winfrey's Legends Ball como uma "young'un", pagando tributo aos 'Legends', no qual a ajudou a preparar o caminho para mulheres afro-americanas. Em setembro de 2007, a revista 02138 listou-a como 58ª da 'The Harvard 100'; uma lista dos mais influentes ex-alunos de Harvard dos anos anteriores. Seu marido também foi marcado, porém como quarto. Em julho de 2008, reapareceu novamente na lista internacional dos mais bem vestidos da Vanity Fair. Michelle também apareceu na lista das mulheres mais bem-vestidas de 2008 e foi elogiada pela revista por seu olhar "clássico e confidente".
Como uma mulher de alto perfil de compleição escura e um casamento estável, foi antecipado que ela iria ser uma modelo de alta categoria que iria influenciar o ponto de vista que o mundo tem de afro-americanos. Suas opções de moda foram parte da Fashion week, porém a influência de Obama na área não teve um impacto sobre a escassez de modelas americanas que participaram, como alguns pensaram que isto poderia.

sexta-feira, 18 de março de 2011

DE ONDE VEM A RAIVA?


Hoje senti raiva, muita raiva. Não consegui deixar de sentir pena de mim, do meu descontrole, da minha incapacidade de distinguir em mim o que é um sentimento que vaga, da pessoa que sou. E isso é muito difícil de entender, muito mais difícil ainda lidar. Acredito que algumas vidas se arruínam desta forma: os indivíduos não conseguem se separar daqueles sentimentos transeuntes, e cometem sem se dar conta, algumas injustiças.
Eu poderia até chegar as estas vias de fato, se já não soubesse de antemão que aquilo que sentia, não me pertencia. Embora não tenha me impedido de esmurrar a parede e correr como louco nas primeiras horas da manhã. Essas percepções iniciais, seguidas dessa reação alucinada, evitaram que esse sentimento se agravasse e fosse posto para fora como um aborto espontâneo. Ou pior, que fosse suprimido e viesse a transformar o meu corpo em moradia cancerígena de uma personalidade dissimulada. Passada a intempérie, estava eu sozinho com um vácuo no coração a ser preenchido por qualquer outro sentimento.Sentimentos são bombas de reações em cadeia; são energias vampiras, que, se convidadas a entrar, somarão às outras de mesma carga emocional. E como todo vampiro, se esconde na forma de névoas escuras, sombras em nosso inconsciente esperando a oportunidade de voltarem à tona para desencadearem um turbilhão de sensações. Se fosse estúpido, assim faria: contaminaria outras pessoas e abandonaria a chance de transmutar aquilo que sentia. Ainda me encontro muito distante disso, mas já dei um importante primeiro passo.
Deixando as metáforas de lado, ponho-me a pensar em culpados, vacilos e nas causas das situações. Não como auto-compaixão e sim como uma indagação científica-filosófica. Talvez esse olhar mais humano, me conduza em meus primeiros e tímidos passos à santidade, afinal, a inteligência é à base da espiritualidade

quarta-feira, 16 de março de 2011

Peixes raros anunciaram terremoto no japão

Peixes raros anunciaram terremoto no japão - Houve Presságio de um terremoto no Japão

Dezenas de peixes gigantes raros - tradicionalmente o prenúncio de um terremoto - foram apanhados nas redes dos pescadores ou aparecerem junto à costa
na semana passada.

Os últimos movimentos tectônicos em torno da "Pacific Rim of Fire" (anel de vulcões que circunda o Oceano Pacífico) aumentaram a preocupação de que o Japão - o país mais propenso a terremotos no mundo - seria o próximo da fila para um grande terremoto.

Houve o aparecimento inexplicável de um peixe que é conhecido tradicionalmente como o "Mensageiro de Deus - Palácio do mar".

O peixe gigante pode crescer até 5 metros de comprimento e é encontrado normalmente em profundidades de 1.000 metros e, muito raramente, a 200 metros da superfície. Longo e fino com uma barbatana dorsal o comprimento do seu corpo se assemelha a uma serpente.

Nas últimas semanas, 10 espécimes foram encontrados junto à costa ou em redes de pesca ao largo da província de Ishikawa. Outros têm sido relatados em Kyoto, Shimane e Nagasaki, todos no norte da costa.

Segundo a sabedoria tradicional japonesa, a subida dos peixes para a superfície e praia são para avisar de um terremoto iminente - e há teorias científicas que peixes do fundo do mar podem muito bem ser suscetíveis a movimentos de falhas sísmicas e agir de forma incaracterística antes de um terremoto - mas os especialistas aqui estão colocando mais fé em sua alta tecnologia de monitoramento constante das placas tectônicas sob a superfície.

"Nos tempos antigos, os japoneses acreditavam que peixes alertavam sobre terremotos, principalmente o "oarfish" (o peixe que se vê na foto), disse Hiroshi Tajihi, vice-diretor do Centro de terremotos Kobe Centre, ao Daily Telegraph.

"Mas são apenas velhas superstições e não existe nenhuma relação científica entre estes avistamentos e um terremoto", disse o especialista...
extraido adaptado de http://ciclofinal.blogspot.com

sábado, 12 de março de 2011


No dia 10 de Março foi meu aniversário, nossa foi bem legal, acordar e ver aquelas mensagem dos meus amigos, no facebook, orkut, torpedos via celular, nossa quanto é gostoso, descobrir que o grande barato da vida é ter pessoas que te querem bem, e te desejam coisas boas, e que sua passagem aqui na terra não será em vão, que todos temos a escolha de decidir ser feliz ou passar pela vida como uma página em branco, sem histórias para deixar....
Conte seu jardim pelas flores e nunca pelas folhas caídas, conte sua vida pelas horas alegres e nunca pelas horas tristes.

Conte suas noites pelas estrelas, nunca pelas noites escuras, vazias e sombrias, conte seus dias pelas vitórias, jamais pelas derrotas.Portanto seje FELIZ e CULTIVE Boas AMIZADES.

Conte suas horas pelos minutos agradáveis e nunca pelos minutos passados em brancas nuvens, conte os seus momentos, pelos sorrisos, nunca pelas lágrimas.

E no teu aniversário conte sua idade pelos amigos cativados e nunca pelos anos que já se passaram

terça-feira, 8 de março de 2011

QUARTA-FEIRA DE CINZAS.

A quarta-feira de cinzas é o primeiro dia da Quaresma no calendário cristão ocidental. As cinzas que os cristãos católicos recebem neste dia é um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte.

Ela ocorre quarenta dias antes da Páscoa sem contar os domingos ( que não são incluídos na Quaresma) ou quarenta e seis dias contando os domingos. Seu posicionamento varia a cada ano, dependendo da data da Páscoa. A data pode variar do começo de fevereiro até à segunda semana de março.

Alguns cristãos tratam a quarta-feira de cinzas como um dia para se lembrar a mortalidade da própria mortalidade. Missas são realizadas tradicionalmente nesse dia nas quais os participantes são abençoados com cinzas pelo padre que preside à cerimónia. O padre marca a testa de cada celebrante com cinzas, deixando uma marca que o cristão normalmente deixa em sua testa até ao pôr do sol, antes de lavá-la. Esse simbolismo relembra a antiga tradição do Médio Oriente de jogar cinzas sobre a cabeça como símbolo de arrependimento perante Deus (como relatado diversas vezes na Bíblia). No Catolicismo Romano é um dia de jejum e abstinência.

Como é o primeiro dia da Quaresma, ele ocorre um dia após do carnaval. A Igreja Ortodoxa não observa a quarta-feira de cinzas, começando a quaresma já na segunda-feira anterior a ela.

FELIZ DIA DA MULHER.


História do 8 de março

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Objetivo da Data

Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.



Conquistas das Mulheres Brasileiras

Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.



Marcos das Conquistas das Mulheres na História

1788 - o político e filósofo francês Condorcet reivindica direitos de participação política, emprego e educação para as mulheres.

1840 - Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos para mulheres e negros dos Estados Unidos.

1859 - surge na Rússia, na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos das mulheres.

1862 - durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia.

1865 - na Alemanha, Louise Otto, cria a Associação Geral das Mulheres Alemãs.

1866 - No Reino Unido, o economista John S. Mill escreve exigindo o direito de voto para as mulheres inglesas

1869 - é criada nos Estados Unidos a Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres

1870 - Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina.

1874 - criada no Japão a primeira escola normal para moças

1878 - criada na Rússia uma Universidade Feminina

1901 - o deputado francês René Viviani defende o direito de voto das mulheres

sábado, 5 de março de 2011


Então é isso. Carnaval é imagem. Carnaval é imaginário puro, com pouca, ou nenhuma, possibilidade de simbolização. Carnaval é tempo de barulho externo, e mudez interna. Diz o senso-comum que o superego é solúvel em álcool. Acho que a única forma de o superego se dissolver, não é em álcool, mas em mutismo. Aí acontece que o álcool pode calar o superego. Ou, apenas encorajar as pessoas, que acham que podem fazer muito mais coisas no carnaval do que nos outros dias. Podem realizar suas fantasias. Mas... há algo mais real do que uma fantasia?


As crianças se fantasiam de bailarinas e piratas. Alguns adultos se fantasiam de nus. Outros se fantasiam de pinturas e lantejoulas. Há ainda quem se fantasie de superego mudo. O tempo de duração é relativo, varia entre um dia e uma vida. Tem micareta, pré-carnaval, pós-carnaval, carnatal (Juro! Vi no Wikipédia) e etc. É só querer (ou nem precisa?), que no Brasil, facilmente arranjamos motivos para calar o superego ou para achar que nos fantasiamos. Ou, talvez seja assim em todo o mundo, de diferentes modos. Sei lá.

Algumas pessoas ficam espantadas com as mulheres nuas, nos desfiles. Pois não me parece que elas estejam realmente nuas. Elas estão é fantasiadas. Mesmo a tal da globeleza. Estão fantasiadas com próteses de silicone somada às lantejoulas, com muita maquiagem combinando com os botox. Salto alto é indispensável, assim como o cabelo extremamente enfeitado. Se estivessem nuas, estariam com alguns fios de cabelo despenteados, estrias pintando o corpo, celulites para fazer um efeito alto-relevo, e algumas pelancas, talvez. Mas estas ninguém quer ver desfilar, porque estas, sim, estão nuas.


Pois bem. Na quarta-feira de cinzas tudo passa. Ou um pouco mais pra frente. As coisas se aquietam, algumas lembranças ficam, alguns jingles se recusam a ir embora. É. Nem tudo dá pra dissolver em álcool e mutismo. Há sempre um resto. Pra isso, depois vem a quaresma. Tempo de sacrifício, de pagar os supostos pecados. Mas disso ninguém lembra. Porque no Brasil é carnaval o ano inteiro.

O CARNAVAL...


AS ORIGENS DO CARNAVAL DO BRASIL

Pouca gente sabe, mas o carnaval nem sempre teve esse nome no Brasil, quando ele foi introduzido no Brasil pelos portugueses no século XVI, ele era chamado de ENTRUDO, A palavra entrudo vem do termo latino introitus e significa início, começo, entrada da Quaresma. O entrudo festejava-se na Península Ibérica desde o séc. XIII. Foram os portugueses que introduziram estes festejos no Brasil, quando da colonização, que se realizavam nos três dias anteriores ao início da Quaresma (Quarta-Feira de Cinzas). Consistia em guerras de água e sumo de limão. A partir do séc. XVIII, começou-se também a atirar farinha, ovos, tomate esmagado e outras substâncias menos agradáveis. Eram brincadeiras de rua violentas e sujas, praticadas principalmente pelos escravos negros, além da música e da dança. As famílias festejavam o entrudo em casa com jogos. O entrudo sofreu várias proibições e, progressivamente, foi dando lugar ao carnaval, cujo início data de meados do séc. XIX, inspirado no carnaval europeu.

O carnaval passa então a ser festejado com bailes em casa e desfiles nas ruas. É nesta época que surgem as brincadeiras que permanecem até hoje: as bisnagas de água perfumada (que vieram substituir as limas de cheiro do entrudo), os papelinhos coloridos e as serpentinas, as línguas-de-sogra, os narizes, as barbas, os bigodes, os óculos, etc.

No início, os festejos realizavam-se ao som de músicas portuguesas (quadrilhas e chanças). Depois começaram a ser substituídas por músicas de salão (polka, valsa, mazurca) e, finalmente, pelo ritmo italiano. Em 1870, surge o maxixe, que é um tipo de música de carnaval tipicamente brasileira. A primeira marcha composta para o carnaval foi Ô abre-alas, de 1899(Chiquinha Gonzaga). É em 1910 que o samba passa a ser o gênero musical indissociável do carnaval. A figura do «Zé Pereira» tocando bombo, também de origem portuguesa, ainda hoje marca o início dos festejos carnavalescos, não através da figura propriamente dita, mas pela música E Viva Zé Pereira e pelo Sábado de Zé Pereira, anterior às quatro noites e três dias de festa.

O carnaval é um evento que acontece num curto espaço de tempo, mas que é preparado durante o resto do ano e no qual são gastos milhões de dólares. Apesar dos gastos, o carnaval provou ser um negócio lucrativo, atraindo turistas de todos os pontos do mundo e justificando os interesses do comércio, da imprensa e do próprio Estado.

Texto : Andre Luis Aquino

terça-feira, 1 de março de 2011

RENOVANDO AS FORÇAS...


E assim, depois de muito esperar, num dia como outro qualquer, decidi triunfar...
Decidi não esperar as oportunidades e sim, eu mesmo buscá-las.
Decidi ver cada problema como uma oportunidade de encontrar uma solução.
Decidi ver cada deserto como uma possibilidade de encontrar um oásis.
Decidi ver cada noite como um mistério a resolver.
Decidi ver cada dia como uma nova oportunidade de ser feliz.
Naquele dia descobri que meu único rival não era mais que minhas próprias limitações e que enfrentá-las era a única e melhor forma de as superar.
Naquele dia, descobri que eu não era o melhor e que talvez eu nunca tivesse sido.
Deixei de me importar com quem ganha ou perde.
Agora me importa simplesmente saber melhor o que fazer.
Aprendi que o difícil não é chegar lá em cima, e sim deixar de subir.
Aprendi que o melhor triunfo é poder chamar alguém de"amigo".
Descobri que o amor é mais que um simples estado de enamoramento, "o amor é uma filosofia de vida".
Naquele dia, deixei de ser um reflexo dos meus escassos triunfos passados e passei a ser uma tênue luz no presente.
Aprendi que de nada serve ser luz se não iluminar o caminho dos demais.
Naquele dia, decidi trocar tantas coisas...
Naquele dia, aprendi que os sonhos existem para tornar-se realidade.
E desde aquele dia já não durmo para descansar...
Simplesmente durmo para sonhar.
Autoria de Walt Disney
Acordei bem, mas logo depois meu marido começou a reclamar da conta telefônica....como sempre eles desejam que agente fale menos, gaste menos, saia menos de casa...e volte a ser a Amélia ( a mulher de verdade) fiquei chateada confesso, mas depois decidi ser FELIZ, do que ter RAZÃO...