sábado, 19 de fevereiro de 2011

HOJE A MEIA NOITE TERMINA O HORÁRIO DE VERÃO!



Horário de Verão termina à meia noite de hoje, quando os relógios deverão ser atrasados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Distrito Federal. A mudança ocorre sucessivamente desde 1985 e tem quem goste e quem odeie. "É excelente para  praticar esporte, dar uma corrida na avenida, sem contar que as pessoas ficam mais animadas porque o dia se torna mais longo", afirmou o professor de educação física, Thiago Pereira Gomes, de 28 anos.
O mesmo não acha o comerciante Carlos Augusto de Souza, de 45 anos. "Para quem acorda cedo, como é meu caso, é ruim, porque ainda está escuro, o que provoca uma certa preguiça", comentou. A determinação do começo e do fim do horário especial atende o decreto 6.558/2008, assinado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da  Silva (PT). Pelo decreto, a temporada para ajustar os ponteiros do relógio deve ter início no terceiro domingo do mês de outubro, prolongando-se até o terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte.
De acordo com o clínico geral do Hospital das Clínicas, Jacob Faintuch, ligado à Secretaria de Estado da Saúde, o ideal para preparar o organismo ao novo horário é manter uma boa qualidade do sono. "O fim do horário de verão é menos traumático que o início, já que a noite de sábado é a mais longa do ano e o corpo consegue descansar. Além disso, é mais fácil de acordar, já que tem mais luz nesse período", explicou.
Para se adaptar de forma rápida a mudança, o médico disse ser bom evitar o consumo de café, chá preto, pó de guaraná e bebidas estimulantes, em geral, no final da tarde. "O desequilíbrio do organismo se dá nos cinco primeiros dias da mudança no relógio, após esse período e com os devidos cuidados tomados, o corpo se adapta de forma tranquila".
Exercícios físicos muito extenuantes também devem ser evitados. "O ideal é praticar atividade física uma vez ao dia, no mínimo duas horas depois de acordar, e evitar a prática durante a noite", afirmou.
Dicas para se adaptar a mudança
- Evitar o consumo de café, chá preto, pó de guaraná e bebidas estimulantes no final da tarde
- Praticar atividade física uma vez ao dia, no mínimo duas horas depois de acordar
- Comer moderadamente no jantar
- Evitar banhos frios ou muito quente
- Deixar de ler livros ou ver filmes muito estimulantes nas horas que antecedem o sono
Fonte - Médico Jacob Faintuch do Hospital das Clínicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário