quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2013


Campanha da Fraternidade é uma campanha realizada anualmente pela Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil, sempre no período da Quaresma. Seu objetivo é despertar a solidariedade dos seus fiéis e da sociedade em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos de solução. A cada ano é escolhido um tema, que define a realidade concreta a ser transformada, e um lema, que explicita em que direção se busca a transformação. A campanha é coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
  • Educar para a vida em fraternidade, com base na justiça e no amor, exigências centrais do Evangelho.
  • Renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja Católica na evangelização e na promoção humana, tendo em vista uma sociedade justa e solidária.

Fraternidade e Juventude - CF 2013


Tema: Fraternidade e Juventude
Lema: Eis-me aqui, envia-me!
(Is 6,8)



Objetivo Geral
Acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção da vida, da justiça e da paz.
Objetivos específicos
1 - Propiciar aos jovens um encontro pessoal com Jesus Cristo a fim de contribuir para sua vocação de discípulo missionário e para a
elaboração de seu projeto pessoal de vida;

2 - Possibilitar aos jovens uma participação ativa na comunidade eclesial, que lhes seja apoio e sustento em sua caminhada, para que eles possam contribuir com seus dons e talentos;

3 - Sensibilizar os jovens para serem agentes transformadores da sociedade, protagonistas da civilização do amor e do bem comum.


Fonte: http://www.portalkairos.net/campanhadafraternidade/#ixzz2Kn3FCG3s

BAIXE OS MATERIAIS DA CF 2013




Após o carnaval, suco desintoxicante.


Para recuperar as energias perdidas durante os quatro dias de folia do carnaval, a nutricionista capixaba Giovana Guerra ensina a preparar sucos que vão ajudar o organismo a se habituar à rotina diária. Para Guerra, após dias de bebidas, comidas e diversões, os foliões devem moderar na alimentação, ingerir água e comidas leves.
Suco desintoxicante
1 copo de suco de laranja - rico em vitamina C e que ajuda a combater os radicais livres.
1 folha de couve - rico em magnésio, cálcio e fósforo que ajudam a repor os sais minerais.
5 folhas de hortelã e um pedacinho de gengibre - que atuam como substancias anti-inflamatórias.
Bata no liquidificador e não precisa coar. De acordo com a nutricionista, as fibras ajudam no funcionamento do intestino e faz o organismo a voltar a se habituar a rotina diária.
Suco energético
2 fatias de abacaxi
4 morangos pequenos
200 ml de água de coco
Bater no liquidificador e ingerir pela manhã. Segundo Giovana Guerra, esse suco vai ajudar a hidratar o organismo. A nutricionista explicou que pessoas com problemas de gastrite devem ter atenção ao preparar o suco energético porque as frutas são ácidas.
  •  
Aprenda a fazer suco desintoxicante e energético, no espírito santo. (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Aprenda a fazer suco desintoxicante e energético. (Foto: Reprodução/TV Gazeta)
FONTE : G1

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

UM POUCO SOBRE A ESCOLA DE SAMBA ESTAÇÃO 1º DE MANGUEIRA


Ficha técnica da Mangueira  (Foto: Arte G1)
A Estação Primeira de Mangueira levou para a Marquês de Sapucaí duas baterias no desfile desta segunda-feira (11), pelo Grupo Especial do carnaval do Rio de Janeiro. O grande número de ritmistas, a dificuldade para que todos entrassem e saíssem dos recuos e problemas com carros alegóricos atrasaram o andamento da escola, que extrapolou o tempo limite em 6 minutos.
O público acompanhou em pé a apresentação, que terminou à 0h14, depois de 1 hora e 28 minutos. Pelas regras da Liesa, a cada minuto de atraso a agremiação perde um décimo de ponto.
(VÍDEOS AO LADO: A comissão de frente; as duas baterias; o recuo da bateria dupla; Gracyanne Barbosa, rainha de bateria; o samba-enredo; o atraso da escola; e Ivo Meirelles falando sobre o atraso.)
"O carro prendeu ali na torre e a gente acabou passando de sete minutos. Se a gente corresse, ia acabar perdendo em alguns segmentos, alguns quesitos. Então a gente optou por realmente perder esse tempo para não perder em alegria", disse o presidente da escola, Ivo Meirelles.
"A bateria foi um espetáculo. Você não vai ver nem ontem nem hoje tamanho espetáculo na arquibancada. Foi histórico", comentou emocionado ao fim do desfile.
A escola levou à Sapucaí 4 mil componentes, divididos em 48 alas, com sete alegorias. Em busca de seu 19º título, a agremiação apostou no enredo "Cuiabá: um paraíso no centro da América!", mostrando as belezas, os costumes e a história da capital do Mato Grosso. A cidade foi descoberta pelos bandeirantes em 1719 e ficou praticamente estagnada depois do fim das jazidas de ouro, no início do século XX.
Duas baterias
Depois da parada longa da bateria em 2012, quando a escola cantou o enredo "Vou festejar, sou cacique, sou Mangueira" e ficou em sétimo lugar, a agremiação inovou novamente no desfile deste ano ao levar para o sambódromo duas baterias. Ao todo, foram 500 ritmistas, que tiveram Gracyanne Barbosa como rainha.
A primeira bateria, "Maquinistas - no ritmo do trem de bamba", e a segunda, "Cozinheiros - o sabor cuiabano do tempero do samba", foram comandadas pelos mestres Ailton Nunes e Marrom. Durante a apresentação, os dois grupos de ritmistas se alternaram no comando do samba, com uma breve parada servindo para marcar a passagem de uma bateria para outra. Foram várias trocas a partir da metade do desfile.
Por diversas vezes a bateria fez ainda paradas para que integrantes da escola e público pudessem cantar o samba-enredo. Um segundo recuo, improvisado, foi usado para abrigar todos os ritmistas na metade final da apresentação.
Luizito, que ingressou na Mangueira em 1997 e assumiu o posto de primeira voz do mestre Jamelão em 2007, comandou o time de intérpretes, ao lado de Ciganerey e Zé Paulo Sierra, e com o reforço de Agnaldo Amaral, famoso no carnaval de São Paulo.
Problemas
A movimentação das duas baterias pela avenida fez com que o andamento da Mangueira fosse prejudicado. No fim do desfile, a agremiação precisou acelerar o passo e, mesmo assim, encerrou a apresentação com atraso de 6 minutos.
O carro abre-alas empacou no fim do percurso. Houve fogo na parte baixa da alegoria, mas ninguém ficou ferido e a alegoria foi retirada. O terceiro carro também teve problema para sair da avenida, depois que um 
forte cheiro de queimado se espalhou.
Outro problema aconteceu no desfile de Gracyanne Barbosa, rainha da bateria, que perdeu um pedaço da fantasia pelo caminho.
Homenagem a mestre Delegado
A comissão de frente "Formação do povo cuiabano entre lendas e assombrações" foi criada por Marcelo José Alves, o Marcelo Chocolate, que estreou pela Mangueira. Os integrantes representaram a formação do povo cuiabano, entre lendas e assombrações, e falaram das guerras travadas entre os bandeirantes em busca de ouro e os índios bororós, que viviam na região.
Na avenida, a comissão não teve apoio de tripé. Toda a encenação foi feita no chão. Através da dança, um padre missionário selou a paz para que índios e bandeirantes formassem um só povo. Um dos integrantes da comissão de frente surgiu vestido como mestre Delegado, um dos mais famosos mestre-salas do carnaval carioca, que morreu em 2012 aos 90 anos.
Durante a passagem da escola, a fantasia de um integrante da comissão de frente pegou fogo após problemas no equipamento que fazia o efeito. As chamas foram apagadas pelos bombeiros.
O mestre-sala Raphael Rodrigues e a porta-bandeira Marcella Alves foram responsáveis pelo pavilhão da escola. Eles chegaram ao sambódromo em uma luxuosa limousine de cor rosa. O segundo casal de mestre-sala e porta bandeira foi formado por Matheus e Débora, com fantasias que mostraram a riqueza de tramas e cores dos tecidos feitos à mão por mulheres ribeirinhas.
'Muito verde e rosa'
O carnavalesco Cid Carvalho, campeão quatro vezes pela Beija-Flor, foi pelo segundo ano seguido responsável pela festa da Mangueira. Ele disse que a escola sofreu ao longo do ano com falta de dinheiro para o carnaval, mas que nos últimos dois meses conseguiu recursos para elaborar as alegorias. Antes do desfile, ele garantiu que a escola iria superar as dificuldades. "Quem pensa que a Mangueira está morta vai se surpreender", afirmou Cid, destacando que nesse ano o desfile seria "muito verde e rosa".
O carro abre-alas levou ao sambódromo grandes nomes da escola, como Jamelão, Cartola, Carlos Cachaça, Mocinha, Delegado, Dona Neuma, Nelson Cavaquinho, entre outros.
Em seguida, o carro "Reino do Eldorado: em busca do ouro, o nascimento do Cuiabá" teve índios, bandeirantes e negros chegando à região atrás de ouro e riqueza, em referência à fundação da cidade.
A alegoria "Mitos e lendas" mostrou um pouco do folclore e da cultura de Cuiabá, repletos de personagens mitológicos, como Tibanaré, o velho índio que se transforma em pássaro ao anoitecer. A quarta estação foi "Arte e sabor", que mostrou a riqueza do artesanato e da culinária da região.
"Festa dos santos" falou da devoção a Bom Jesus, o padroeiro, e a São Benedito, padroeiro dos cozinheiros, além de mostrar as festas em homenagem ao Divino Espírito Santo. Depois, o carro "Portal do paraíso" apresentou as belezas naturais, como a Chapada dos Guimarães.
No fim do desfile, a mangueira mostrou Cuiabá como a cidade das oportunidades, uma das sedes da Copa de 2014. O último carro, "Sustentabilidade é a bola da vez", convidou brasileiros e estrangeiros para o evento esportivo ao mesmo tempo em que pediu reflexão sobre questões ambientais, em especial ao Pantanal.
Uma das mais tradicionais e populares escolas de samba do Rio, a Mangueira foi fundada em 1928 e recebeu o nome de Estação Primeira de Mangueira por ser a primeira estação de trem após a Central do Brasil. A escola tem 18 títulos, sendo um deles o supercampeonato de 1984, na inauguração do Sambódromo do Rio de Janeiro.

Pão recheado de calabresa



Ingredientes:
    Massa:
    • 1 colher de sopa de açúcar
    • 1 pacote de fermento biológico seco
    • Água morna
    • 2 colheres de sopa de óleo
    • 1 colher de chá de sal
    • 4 xícaras de chá de farinha de trigo
    • 1 gema para pincelar
    Recheio:
    • 1 calabresa
    • 1 cebola média
    • 1 bisnaga de requeijão cremoso
    • Orégano a gosto
    Modo de preparo:
      Massa
      1. Em uma vasilha misture todos os ingredientes menos a água, misture bem
      2. Vá acrescentado a água aos poucos até a massa soltar das mãos
      3. Coloque em uma vasilha, cubra e deixe descansar por quarenta minutos
      4. Abra a massa com um rolo, recheie e enrole como rocambole
      5. Coloque em uma forma untada e deixe descansar por mais vinte minutos
      6. Pincele com a gema e leve para assar em forno pré-aquecido por 25 minutos ou até dourar
      Recheio
      1. Triture a calabresa junto com a cebola, coloque em uma vasilha acrescente o orégano e misture bem

      Rosca de coco (pão doce)



      Ingredientes:
      • 3 colheres de sopa de fermento biológico(para pão)
      • 1 kg de farinha de trigo
      • 1 xícara de leite
      • 1 xícara de açúcar
      • 1 xícara quase cheia de água (menos 1 dedo)
      • 2 colheres de sopa de óleo
      • 3 ovos
      • 1 colher de sopa de sal (coloca por último, para não impedir a fermentação)
      • 3 colheres de sopa de margarina
      Recheio:
      • 1 pacote grande de coco ralado
      • 1 xícara de açúcar
      • 1 xícara de margarina
      • 1 colher de chá de baunilha
      Modo de preparo:
      1. Dissolva o fermento na água com o açúcar, misturando os outros ingredientes aos poucos e por último o sal
      2. Mexa bastante com as mãos até obter uma massa lisa e boa de trabalhar (modelar), até soltar das mãos
      3. Divida a massa em pedaços (aproximadamente 8 pedaços)
      4. Abra individualmente, com rolo de massa, no comprimento
      5. Disponha a mistura do recheio com a ajuda de uma colher
      6. Enrole, para ficar um rolo grande e corte em pequenos rolinhos
      7. Faça isso até finalizar a massa e o recheio
      8. À medida que for cortando os rolinhos, coloque-os em pé, em forma de qualquer formato, untada com óleo
      9. Deixe o pão descansar por, no mínimo 1 hora
      10. Depois leve ao forno, em temperatura média (220º) até que o pão fique assado
      Dicas
      1. Não deixe assar muito para não ressecar
      2. Tire-o do forno quando começar a ficar marron clarinho
      3. Normalmente, eu faço à noite pra assar no outro dia, pela manhã
      4. Quando sair do forno, já assado, pincele, com açúcar e leite, para ficar brilhoso
      5. Enquanto o pão estiver descansando (2 horas), não deve levar vento algum
      6. Cubra a forma com um pano e guarde em lugar que não leve vento

      segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

      Bolo Salgado Fácil




      Ingredientes:
      • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
      • 1 xícara (chá) de maisena
      • 1 xícara (chá) de óleo
      • 2 xícaras (chá) de leite
      • 1 cebola ralada ou picadinha bem miúda
      • 2 colheres (sopa) de fermento em pó
      • 2 colheres (sopa) de salsa picada
      • 100 gr de queijo ralado
      • Sal e pimenta-do-reino á gosto
      • Margarina e farinha de trigo para untar
      Modo de preparo:
      1. Em uma tigela, misture bem todos os ingredientes menos o fermento
      2. Depois de tudo misturado, acrescente o fermento, misture mais um pouco
      3. Unte uma forma de pudim com margarina e farinha de trigo
      4. Asse em formo pré-aquecido por 30 minutos, ou até que, ao enfiar um palito, ele saia limpo
      5. Retire do forno e sirva.

      Pão caseiro da Jack




      Ingredientes:
      • 1 xícara (chá) de leite
      • 5 colheres (sopa) de açúcar
      • 1 colher (sopa) de manteiga com ou sem sal
      • 1/2 colher (sopa) de sal
      • 3 colheres (sopa) de óleo de soja
      • 2 ovos inteiros sem a película para não ficar com cheiro forte.
      • 4 colheres (sopa) de fermento biológico seco para pão
      • Farinha de trigo até que a massa fique lisinha e solte das mãos
      • 1 gema para pincelar ou manteiga e açúcar para pincelar o pão quando sair do forno (opcional)
      Modo de preparo:
      1. Em uma panela coloque todos os ingredientes, com exceção dos ovos, fermento e o trigo
      2. Deixe somente amornar, nunca aquecer demais
      3. Retire do fogo e coloque os ovos mexendo bem
      4. Se preferir, bata ligeiramente os ovos antes de adicionar à mistura
      5. Em uma vasilha coloque o trigo e adicione os engredientes aquecidos com o leite e misture bem
      6. Coloque a farinha de trigo aos poucos, mexendo bem no começo, deixando a massa lisa
      7. Quando sentir que a massa já pode ser sovada na mesa, acrescente o trigo até a massa desgrudar das mãos
      8. A massa deve ficar homogênea e sem pontos "molhados", grudentos
      9. Deixe descansar por apenas 15 minutos e divida a massa em 2
      10. Coloque em formas de pão untadas com manteiga e farinha de trigo e deixe descançar até dobrar de tamanho (cerca de 35 minutos) coberta com papel filme ou pano de prato
      11. Aqueça o forno à 200º e quando ver que o vidro do forno está quente (cerca de 3 a 5 minutos) coloque os pães, (que devem ser pincelados com gema ou no final do cozimento, ser pincelado manteiga na parte superior do pão e salpicado açúcar) e deixe assar até ficar dourado e com a ajuda de um palito, verifique se o pão está assado por dentro
      12. O palito deve sair seco, sem pedaço de massa crua
      13. Sirva com manteiga, requeijão e queijo ralado, com patê de atum, tomates secos e mussarela de búfala, orégano e azeite etc

      sábado, 9 de fevereiro de 2013

      SALSICHAS COM BATATAS



      Ingredientes:
      • 8 salsichas
      • 3 batatas médias
      • 1 colher de sopa de manteiga
      • 1 tablete de caldo de galinha
      • 1/2 copo de água
      • Cheiro-verde a gosto
      Modo de preparo:
      1. Lave as salsichas e pique em rodelas, frite-as na manteiga até que estejam douradas, acrescente as batatas cortadas em rodelas finas, o caldo de galinha e a água, mexa, tampe e deixe cozinhar em fogo baixo
      2. Quando as batatas estiverem cozidas, desligue o fogo e salpique o cheiro-verde por cima, sem mexer

      TORTA BIS DE MORANGO



      Ingredientes:
      • 1 e ½ caixas de bis picados
      • 2 caixas de morangos picados para recheio, reserve alguns para decorar
      Creme branco:
      • 2 gemas
      • 1 lata de leite condensado
      • 1 e ½ latas de leite integral
      • 1 colher de sopa de maisena
      Cobertura:
      • 200 g de chocolate ao leite ou meio amargo
      • 1 caixinha de creme de leite sem soro
      • 2 colheres de achocolatado
      Modo de preparo:
      1. Em uma panela misture os ingredientes do creme branco e leve ao fogo
      2. Mexendo sempre até obter uma consistência de mingau
      3. Em banho-maria derreta o chocolate, depois junte o creme de leite e o achocolatado
      4. Misture, retire do fogo e reserve
      Montagem
      1. Distribua metade do creme sobre um pirex
      2. Cubra a metade dos Morangos
      3. Espalhe os pedaços de bis
      4. Retipa todas as etapas, finalize com a cobertura de chocolate e decore com os morangos
      5. Leve à geladeira por 4 horas e sirva

      Sistema de inscrição para o PRONATEC

      O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) visa à ampliação da oferta de vagas na Educação Profissional brasileira.
      O objetivo é a expansão da oferta de cursos de Educação Profissional Técnica de nível médio (TEC) e de cursos e programas de formação inicial e continuada (FIC) de trabalhadores, além de contribuir para a melhoria da qualidade do Ensino Médio público, por meio da Educação Profissional.
      As inscrições para o processo seletivo (PRONATEC-FIC/ SENAC, SENAI, IFES e SENAT):
      O processo seletivo destina-se aos candidatos que:
      • Tenham cursado todo o ensino médio regular ou EJA/Ensino Médio, inclusive CEEJA na rede pública ou em instituição privada, na condição de bolsista integral.
      • Estiverem cursando o 2º ou 3º ano do ensino médio regular, aos que estejam na 2ª e 3ª etapas da EJA / Ensino Médio, em 2013, nas escolas estaduais.
      Não serão admitidas inscrições de candidatos que estejam cursando o Ensino Médio Integrado.
      Período de inscrição: de 18/02 (a partir da 10 horas) a 15/03 de 2013 (até 16 horas e 59 minutos).
      No momento da inscrição o aluno deve ter em mãos o RM (registro de matrícula) que deve ser adquirido na escola onde o aluno está regularmente matriculado para os que estão cursando o ensino médio e o CPF para os alunos que já concluíram todo o ensino médio.
      A classificação dos candidatos para o preenchimento das vagas de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) dar-se-á por ordem de inscrição.
      A relação dos candidatos classificados será divulgada no dia 19 de março de 2013 e disponibilizada no site da SEDU - Secretaria da Educação (www.educacao.es.gov.br) do SENAC (www.es.senac.br), do SENAI (www.es.senai.br) e do SENAT (www.sestsenat.org.br).
      As aulas terão início a partir de abril/2013 ou de acordo com o calendário de cada unidade escolar. Maiores informações encontram-se no EDITAL.
      FIC 2013/01 
      Inscreva-se agora
      Consulte sua inscrição
      Edital
      Resultado
      TEC 2013/02
      Inscreva-se agora
      Consulte sua inscrição
      Edital
      Resultado

      CRONOGRAMA


      ETAPA
      DATA
      LOCAL
      Período e horário das inscriçõesDe 18/02/2013 (a partir das 10 horas) a 15/03/2013 (até às 16 horas e 59 minutos).
      Divulgação do Resultado19/03/2013 (a partir das 10 horas)
      Período de MatrículaDe 21/03/2013 a 27/03/2013 (das 07h:30 às 20 horas)Na unidade na qual optou por estudar.
      Chamada de suplentesDe 28/03/2013 a 03/04/2013Será feito pelas unidades ofertantes (Senai, Senac, Senat e Ifes), via telefone de acordo com as informações disponibilizadas pelo candidato no ato da inscrição.
      Início das aulasA partir de abril/2013Na unidade na qual o candidato optou por estudar.
      Período de realização dos cursosAbril, Maio e JunhoNa unidade na qual o candidato optou por estudar.
      © 2012 Prodest, todos os direitos reservados.
      FONTE:       http://www.educacao.es.gov.br/PRONATEC/

      sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

      Primeiro desfile das escolas de samba do Rio.


      • Acervo Museu da Imagem e do Som/AJB
        Foliões pulam o Carnaval nas ruas do Rio de Janeiro (RJ), em 1932
        Foliões pulam o Carnaval nas ruas do Rio de Janeiro (RJ), em 1932
      Foi no dia 7 de fevereiro de 1932 que aconteceu o primeiro desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro e a Mangueira, a primeira a ganhar o campeonato de samba organizado pelo jornal “Mundo Sportivo” do jornalista Mário Filho. O desfile aconteceu na Rua Marquês de Pombal, na Praça Onze, e a verde e rosa foi escolhida por um júri que contava com a participação do jornalista e historiador Raymundo Magalhães Jr, pai da carnavalesca Rosa Magalhães. A competição contava com 23 agremiações que tinham cerca de 100 integrantes.

      Naquele ano, não havia enredo para direcionar o desfile e cada escola podia cantar três sambas inéditos com a primeira parte fixa e a segunda improvisada na hora por figuras conhecidas como "versadores". Antes disso, existiam apenas campeonatos de samba. Com a possibilidade de levar mais de um samba, a Mangueira cantou: ‘Pudesse Meu Ideal’ de autoria da dupla Carlos Cachaça e Cartola, e ‘Sorri’ de Lauro dos Santos.

      Depois do sucesso do primeiro desfile de 1932, as escolas de samba cresceram de importância e, a partir do ano seguinte, foi elaborado um regulamento que previa a obrigatoriedade de trazerem baianas e a proibição de instrumentos de sopro na bateria. Na origem do desfile, não havia a obrigatoriedade de a escola apresentar um enredo. Elas passaram a ter enredos de cunho patriótico em 1934, quando a União das Escolas de Samba foi oficializada e reconhecida pela prefeitura do Rio.

      No fim dos anos 50, as escolas começaram a incrementar os seus quadros com profissionais que vinham da Escola de Belas Artes que passaram a introduzir inovações estéticas nos desfiles, como Fernando Pamplona, Arlindo Rodrigues e Rosa Magalhães.
      Terreirão do Samba no Rio comemora data

      Uma trupe de compositores, cantores, baluartes e artistas irá comemorar, na noite desta terça-feira (7), os 80 anos dos desfiles das escolas de samba no Rio de Janeiro. O evento, para convidados, vai apresentar uma releitura do primeiro desfile de Carnaval de 1932, ano que marcou a história do carnaval carioca, com todos os detalhes da época, das roupas às personalidades, apresentadas pelas escolas Estácio de Sá, Portela, Unidos da Tijuca e Mangueira, que estavam presentes no primeiro desfile. Comandado por Arlindo Cruz, o show terá participações de Zeca Pagodinho, Alcione, Martinália, Diogo Nogueira, Paulinho da Viola e Almir Guineto, entre outros convidados.
      O evento acontece a partir de 19h no Terreirão do Samba e faz parte do projeto de inauguração do espaço, após reforma da Prefeitura, que investiu  R$ 15,3 milhões. O Terreirão do Samba é um espaço ao ar livre que remonta à atmosfera da Praça Onze, uma grande praça perto do Sambódromo, conhecido como o berço do samba no Rio de Janeiro. Era lá onde Tia Ciata, figura marcante na história da cidade, e seus seguidores faziam as rodas de samba.
      Além do show do sambista Arlindo Cruz, com abertura de Arlindinho, haverá ainda uma homenagem às personalidades que fizeram história nessas oito décadas de desfile, como Cartola, Mestre Delegado da Mangueira, Dodô da Portela, Dona Ivone Lara, o carnavalesco Fernando Pamplona, Jamelão, Joãosinho Trinta, Mestre André da Mocidade, Neguinho da Beija-Flor e Paulo da Portela.
      Artistas convidados:
      Zeca Pagodinho
      Alcione
      Martinália
      Diogo Nogueira
      Jorge Aragão
      Tia Surica
      Paulinho da Viola
      Dudu Nobre
      Regina Casé
      Almir Guineto
      Mauro Diniz
      Dorina
      Sombrinha
      Noca da Portela
      Moacyr Luz

      História do Carnaval no Brasil


      O carnaval chegou ao Brasil em meados do século XVII, influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como a França, o carnaval acontecia em forma de desfiles urbanos, ou seja, os carnavalescos usavam máscaras e fantasias.

      Embora de origem europeia, muitos personagens foram incorporados ao carnaval brasileiro, como, por exemplo, Rei momo, pierrô, colombina, etc.

      Os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos cortejos de automóveis (corsos) surgiram nessa época, mas tornaram-se mais populares no começo do século XX. As pessoas decoravam seus carros, fantasiavam-se e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades, dando origem aos carros alegóricos.

      O carnaval tornou-se cada vez mais popular no século XX, e teve um crescimento considerável neste período, que ocorreu em virtude das marchinhas carnavalescas (músicas que faziam o carnaval mais animado).

      A primeira escola de samba foi criada no dia 12 de agosto de 1928, no Rio de Janeiro, e chamava-se “Deixa Falar”.

      Anos depois, a escola mudou seu nome para Estácio de Sá. A partir deste momento o carnaval de rua começou a ganhar um novo formato. Com isso, no Rio de Janeiro e São Paulo, começaram a surgir novas escolas de samba. Organizadas em Ligas de Escolas de Samba, iniciaram os primeiros campeonatos para constatar qual escola de samba era a mais bela e animada.

      A Região Nordeste permaneceu com as tradições originais do carnaval de rua como, por exemplo, Recife. Já na Bahia, o carnaval de rua conta com a participação dos trios elétricos, embalados por músicas dançantes, em especial pelo axé.