domingo, 20 de maio de 2012

COXINHA DE ATUM


NGREDIENTES
Recheio:
2 latas de atum escorrido
½ cebola picada
1 colher (sopa) de coentro picado
2 colheres (sopa) de limão
1 colher (sopa) de alho picado
20g de aveia em flocos finos (¼ xícara de chá)
Sal e pimenta dedo-de-moça picada a gosto
Massa:
600g de inhame cozido e amassado com o garfo (já frio)
½ xícara (chá) de farinha de trigo
1 gema
2 sachês de caldo de legumes em pó
1 colher (sopa) de salsa picada
Sal a gosto
Para empanar:
1 clara batida com 1 colher (chá) de azeite
Farinha de rosca misturada com colorau a gosto (para empanar)

BOLINHO DE QUEIJO


INGREDIENTES
200 g de queijo parmesão ralado na hora (1 e 2/3 xícara de chá)
60 g de farinha de trigo (2 ½ colheres de sopa)
5 g de fermento em pó (½ colher de chá)
2 claras batidas em neve
75 g de queijo prato cortado em cubinhos (com 1,5 cm de lado)
½ xícara (chá) de farinha de rosca
MODO DE PREPARO
Numa tigela coloque o queijo parmesão ralado, farinha de trigo, fermento em pó, claras batidas em neve e misture bem até formar uma mistura homogênea. Atenção: Se você usar o parmesão ralado de saquinho, use três claras batidas em neve, no lugar de duas.
Pegue ½ colher (sopa rasa) da massa (10 g), faça uma bolinha na palma das mãos, faça uma cavidade e coloque 1 cubinho de queijo prato. Envolva totalmente o cubinho de queijo com a massa e forme uma bolinha. Faça isso com o restante da massa e cubinhos de queijo.
OBS: A massa da bolinha tem que ter uma camada fininha para derreter o queijo.
Passe as bolinhas na farinha de rosca e frite em óleo não muito quente até dourar. Retire e escorra em papel absorvente. Sirva em seguida.
Dicas importantes: 
- O óleo tem que estar, no máximo, à temperatura de 160°C. Se o óleo estiver muito quente, as bolinhas de queijo podem explodir!
- Você pode congelar as bolinhas empanadas, mas sem fritar. Na hora de fritar, retire do congelador e frite em óleo não muito quente.
- Se você quiser assar, coloque as bolinhas de queijo no forno pré-aquecido a 180°C por 15 minutos. Não precisa untar a assadeira.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

QUICHE DE CHUCU COM CAMARÃO


INGREDIENTES

Massa:
1 xícara (chá) de farinha de trigo (140 g)
½ xícara (chá) de aveia em flocos finos (55 g)
1 gema
½ xícara (chá) de margarina
Sal a gosto
1 clara

Recheio:
1 ovo
300 g de chuchu cozido (1 ¾ xícara de chá)
150 g de cream cheese (2/3 xícara de chá)
Sal e pimenta do reino moída a gosto
100 g de camarão temperado e grelhado (7 barbas inteiro ou maior cortado em pedaços com 2 cm)
Cebolinha picadinha a gosto

MODO DE PREPARO

Massa:
Numa tigela coloque a farinha de trigo, aveia em flocos finos, gema, margarina e sal a gosto e misture com as pontas dos dedos até formar uma massa homogênea. Com esta massa forre o fundo e a lateral de uma forma redonda de fundo falso (21 cm de diâmetro). Pincele a massa com a clara. Reserve.

Recheio:
Coloque no liquidificador o restante da clara usada para pincelar a massa, 1 ovo, chuchu cozido, cheam cheese, sal e pimenta do reino moída a gosto e bata bem até formar um creme homogêneo. Transfira para uma tigela, adicione o camarão temperado e grelhado e cebolinha picadinha a gosto e misture.

Montagem:
Coloque o creme com camarão (feito acima) sobre a massa de aveia (que está na fôrma reservada acima) e leve ao forno médio pré-aquecido a 180°C por cerca de 1h ou até dourar. Retire do forno e deixe esfriar. Desenforme e sirva em seguida.

BOLINHO DE CHUVA


INGREDIENTES

2 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
½ colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de margarina
¾ de xícara (chá) de açúcar
2 ovos
350 ml de leite
Quanto baste de óleo para fritar

MODO DE PREPARO

Peneire a farinha de trigo com o fermento em pó e sal. Reserve.

Numa tigela coloque a margarina, o açúcar e os ovos e bata com auxilio de um batedor de arame, até obter um creme fofo. Adicione a mistura seca de farinha (reservada acima), alternando com 350 ml de leite e misture bem até obter uma massa lisa. Reserve.

Com uma colher de sobremesa pegue pequenas porções da massa e frite em óleo quente (apox. 155ºC) até dourar. Sirva imediatamente polvilhado com açúcar e canela.

BOLO DE CENOURA


INGREDIENTES

3 xícaras (chá) de farinha de trigo (420 g)
1 ½ xícara (chá) de açúcar (270 g)
2 colheres (chá) de fermento em pó
2 colheres (chá) de bicarbonato
1 pitada de sal
½ xícara (chá) de óleo (9 colheres de sopa)
1 ½ colher (sopa) de vinagre de vinho branco
3 ovos batidos misturados com 1 ½ xícara (chá) de leite (360 ml)
1 cenoura grande ralada no ralo fino (1 xícara de chá cheia)

Cobertura de chocolate:
1 ½ xícara cheia (chá) de açúcar (270 g)
½ xícara (chá) de manteiga sem sal (100 g)
½ xícara (chá) de leite (120 ml)
½ xícara (chá) de achocolatado ou chocolate em pó (75 g)

MODO DE PREPARO

Numa assadeira (35 cm X 24 cm X 5 altura), coloque a farinha de trigo, o açúcar, fermento em pó, bicarbonato e a pitada de sal; misture bem.

Faça um buraco no centro da assadeira e adicione o óleo, vinagre, ovos batidos misturados com leite e uma cenoura grande ralada no ralo fino e com um garfo ou batedor de arame. Misture bem até formar uma massa homogênea. Leve a assadeira ao forno médio pré-aquecido a 180°C por 35 minutos. Retire do forno, desenforme, deixe amornar e cubra com a cobertura de chocolate. Sirva em seguida.

Cobertura de chocolate:
Numa panela, coloque o açúcar, a manteiga sem sal, leite, achocolatado ou chocolate em pó e leve ao fogo médio até engrossar. Retire do fogo, deixe amornar e cubra o bolo.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Pessoas flores


Pessoas são flores. Elas brotam em nossa vida e deixam sinais.
Como a sonoridade do tempo ao longo da existência.
Como a sensibilidade da alma.
Olhe a pessoa que está ao seu lado e você vai descobrir, no íntimo, que há uma flor desabrochando dentro de si.
Procure sentir as pétalas de cada flor, pois cada uma tem uma doce surpresa.
Flores foram compostas para serem ouvidas, sentidas, compreendidas, interpretadas e adoradas.
Para tocarem nossas vidas com a mesma força do instante em que foram criadas, para tocarem suas próprias vidas com toda essa delicadeza encantadora.
E de poderem deixar o perfume exalar de forma delicada.
Afinal, de poderem cumprir todo o sentido que a elas foram dadas, com a beleza que toca nossos corações, com uma magia única.
Flores são como cada um de nós.
Não percebem?
Como vocês, elas precisam de carinho e cuidados, pois são criaturas vivas.
Flores nos fascinam. Mesmo arrancadas das roseiras.
Mesmo aquela flor que murcha em silêncio.
Chega um dia em que a vida se esvai da flor. E talvez você não tenha tido a oportunidade de regâ-la. Ou ao menos não ter dito: "como você floriu linda em meu jardim".
Sempre deixem a flor do jardim expressar a sua formosura. Apenas assim sentirá perpetuará o seu perfume e sua beleza.
(Hidra)

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Militantes de esquerda foram incinerados em usina de açúcar”

le lançou bombas por todo o país e participou, em 1981 no Rio de Janeiro, do atentado contra o show do 1º de Maio no Pavilhão do Riocentro. Esteve envolvido no assassinato de aproximadamente uma centena de pessoas durante a ditadura militar. Trata-se de um delegado capixaba que herdou os subordinados do delegado paulista Sérgio Paranhos Fleury nas forças de resistência violenta à redemocratização do Brasil.
Apesar disso, o nome de Cláudio Guerra nunca esteve em listas de entidades de defesa dos direitos humanos. Mas com o lançamento do livro “Memórias de uma guerra suja”, que acaba de ser editado, esse ex-delegado do DOPS (Departamento de Ordem Política e Social) entrará para a história como um dos principais terroristas de direita que já existiu no País.
Mais do que esse novo personagem, o depoimento recolhido pelos jornalistas Marcelo Netto e Rogério Medeiros, ao longo dos últimos dois anos, traz revelações bombásticas sobre alguns dos acontecimentos mais marcantes das décadas de 70 e 80.
Revelações sobre o próprio caso do Riocentro; o assassinato do jornalista Alexandre Von Baumgarten, em 1982; a morte do delegado Fleury; a aproximação entre o crime organizado e setores militares na luta para manter a repressão; e dos nomes de alguns dos financiadores privados das ações do terrorismo de Estado que se estabeleceu naquele período. David Capistrano, Massena, Kucinski e outros incinerados
Cláudio Guerra conta, por exemplo, como incinerou os corpos de dez presos políticos numa usina de açúcar do norte Estado do Rio de Janeiro. Corpos que nunca mais serão encontrados – conforme ele testemunha – de militantes de esquerda que foram torturados barbaramente.
“Em determinado momento da guerra contra os adversários do regime passamos a discutir o que fazer com os corpos dos eliminados na luta clandestina. Estávamos no final de 1973. Precisávamos ter um plano. Embora a imprensa estivesse sob censura, havia resistência interna e no exterior contra os atos clandestinos, a tortura e as mortes.”
Os dez presos incinerados
-- João Batista e Joaquim Pires Cerveira, presos na Argentina pela equipe do delegado Fleury;
-- Ana Rosa Kucinsk e Wilson Silva, “a mulher apresentava marcas de mordidas pelo corpo, talvez por ter sido violentada sexualmente, e o jovem não tinha as unhas da mão direita”;
-- David Capistrano (“lhe haviam arrancado a mão direita”) , João Massena MelloJosé Roman eLuiz Ignácio Maranhão Filho, dirigentes históricos do PCB;
-- Fernando Augusto Santa Cruz Oliveira e Eduardo Collier Filho, militantes da Ação Popular Marxista Leninista (APML).
O delegado lembrou do ex-vice-governador do Rio de Janeiro Heli Ribeiro, proprietário da usina de açúcar Cambahyba, localizada no município de Campos, a quem ele fornecia armas regularmente para combater os sem-terra da região. Heli Ribeiro, segundo conta, “faria o que fosse preciso para evitar que o comunismo tomasse o poder no Brasil”.
Cláudio Guerra revelou a amizade com o dono da usina para seus superiores: o coronel da cavalaria do Exército Freddie Perdigão Pereira, que trabalhava para o Serviço Nacional de Informações (SNI), e o comandante da Marinha Antônio Vieira, que atuava no Centro de Informações da Marinha (Cenimar).
Afirma que levou, então, os dois comandantes até a fazenda:
“O local foi aprovado. O forno da usina era enorme. Ideal para transformar em cinzas qualquer vestígio humano.”
“A usina passou, em contrapartida, a receber benefícios dos militares pelos bons serviços prestados. Era um período de dificuldade econômica e os usineiros da região estavam pendurados em dívidas. Mas o pessoal da Cambahyba, não. Eles tinham acesso fácil a financiamentos e outros benefícios que o Estado poderia prestar.”

terça-feira, 1 de maio de 2012

EXIGÊNCIAS DA VIDA MODERNA

Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã por causa do ferro.
E uma banana pelo potássio.
E também uma laranja pela vitamina C. Uma xícara de chá verde sem açúcar para prevenir a diabetes.
Todos os dias deve-se tomar ao menos dois litros de água. E uriná-los, o que consome o dobro do tempo.
Todos os dias deve-se tomar um Yakult pelos lactobacilos (que ninguém sabe bem o que é, mas que aos bilhões, ajudam a digestão). Cada dia uma Aspirina, previne infarto. Uma taça de vinho tinto também. Uma de vinho branco estabiliza o sistema nervoso. Um copo de cerveja, para... não lembro bem para o que, mas faz bem. O benefício adicional é que se você tomar tudo isso ao mesmo tempo e tiver um derrame, nem vai perceber.
Todos os dias deve-se comer fibra. Muita, muitíssima fibra. Fibra suficiente para fazer um pulôver.
Você deve fazer entre quatro e seis refeições leves diariamente. E nunca se esqueça de mastigar pelo menos cem vezes cada garfada. Só para comer, serão cerca de cinco horas do dia...
E não esqueça de escovar os dentes depois de comer. Ou seja, você tem que escovar os dentes depois da maçã, da banana, da laranja, das seis refeições e enquanto tiver dentes, passar fio dental, massagear a gengiva, escovar a língua e bochechar com Plax. Melhor, inclusive, ampliar o banheiro e aproveitar para colocar um equipamento de som, porque entre a água, a fibra e os dentes, você vai passar ali várias horas por dia.
Há que se dormir oito horas por noite e trabalhar outras oito por dia, mais as cinco comendo são vinte e uma.
Sobram três, desde que você não pegue trânsito. As estatísticas comprovam que assistimos três horas de TV por dia. Menos você, porque todos os dias você vai caminhar ao menos meia hora (por experiência própria, após quinze minutos dê meia volta e comece a voltar, ou a meia hora vira uma).
E você deve cuidar das amizades, porque são como uma planta: devem ser regadas diariamente, o que me faz pensar em quem vai cuidar delas quando eu estiver viajando.
Deve-se estar bem informado também, lendo dois ou três jornais por dia para comparar as informações.
Ah! E o sexo! Todos os dias, tomando o cuidado de não se cair na rotina. Há que ser criativo, inovador para renovar a sedução. Isso leva tempo - e nem estou falando de sexo tântrico.
Também precisa sobrar tempo para varrer, passar, lavar roupa, pratos e espero que você não tenha um bichinho de estimação. Na minha conta são 29 horas por dia.
A única solução que me ocorre é fazer várias dessas coisas ao mesmo tempo! Por exemplo, tomar banho frio com a boca aberta, assim você toma água e escova os dentes. Chame os amigos junto com os seus pais. Beba o vinho, coma a maçã e a banana junto com a sua mulher... na sua cama.
Ainda bem que somos crescidinhos, senão ainda teria um Danoninho e se sobrarem 5 minutos, uma colherada de leite de magnésio.
Agora tenho que ir.
É o meio do dia, e depois da cerveja, do vinho e da maçã, tenho que ir ao banheiro.
E já que vou, levo um jornal... Tchau!
Viva a vida com bom humor!!!
Luís Fernando Veríssimo

Mulher

Certo dia parei para observar as mulheres e só pude concluir uma coisa: elas não são humanas. São espiãs. Espiãs de Deus, disfarçadas entre nós.

Pare para refletir sobre o sexto-sentido.
Alguém duvida de que ele exista?

E como explicar que ela saiba exatamente qual mulher, entre as presentes, em uma reunião, seja aquela que dá em cima de você?

E quando ela antecipa que alguém tem algo contra você, que alguém está ficando doente ou que você quer terminar o relacionamento?

E quando ela diz que vai fazer frio e manda você levar um casaco? Rio de Janeiro, 40 graus, você vai pegar um avião pra São Paulo. Só meia-hora de vôo. Ela fala pra você levar um casaco, porque "vai fazer frio". Você não leva. O que acontece?
O avião fica preso no tráfego, em terra, por quase duas horas, depois que você já entrou, antes de decolar. O ar condicionado chega a pingar gelo de tanto frio que faz lá dentro!
"Leve um sapato extra na mala, querido.
Vai que você pisa numa poça..."
Se você não levar o "sapato extra", meu amigo, leve dinheiro extra para comprar outro. Pois o seu estará, sem dúvida, molhado...

O sexto-sentido não faz sentido!

É a comunicação direta com Deus!
Assim é muito fácil...
As mulheres são mães!

E preparam, literalmente, gente dentro de si.
Será que Deus confiaria tamanha responsabilidade a um reles mortal?

E não satisfeitas em ensinar a vida elas insistem em ensinar a vivê-la, de forma íntegra, oferecendo amor incondicional e disponibilidade integral.
Fala-se em "praga de mãe", "amor de mãe", "coração de mãe"...

Tudo isso é meio mágico...
Talvez Ele tenha instalado o dispositivo "coração de mãe" nos "anjos da guarda" de Seus filhos (que, aliás, foram criados à Sua imagem e semelhança).

As mulheres choram. Ou vazam? Ou extravazam?

Homens também choram, mas é um choro diferente. As lágrimas das mulheres têm um não sei quê que não quer chorar, um não sei quê de fragilidade, um não sei quê de amor, um não sei quê de tempero divino, que tem um efeito devastador sobre os homens...

É choro feminino. É choro de mulher...

Já viram como as mulheres conversam com os olhos?

Elas conseguem pedir uma à outra para mudar de assunto com apenas um olhar.
Elas fazem um comentário sarcástico com outro olhar.
E apontam uma terceira pessoa com outro olhar.
Quantos tipos de olhar existem?

Elas conhecem todos...

Parece que freqüentam escolas diferentes das que freqüentam os homens!
E é com um desses milhões de olhares que elas enfeitiçam os homens.

EN-FEI-TI-ÇAM !

E tem mais! No tocante às profissões, por que se concentram nas áreas de Humanas?
Para estudar os homens, é claro!
Embora algumas disfarcem e estudem Exatas...

Nem mesmo Freud se arriscou a adentrar nessa seara. Ele, que estudou, como poucos, o comportamento humano, disse que a mulher era "um continente obscuro".
Quer evidência maior do que essa?
Qualquer um que ama se aproxima de Deus.
E com as mulheres também é assim.

O amor as leva para perto dEle, já que Ele é o próprio amor. Por isso dizem "estar nas nuvens", quando apaixonadas.
É sabido que as mulheres confundem sexo e amor.
E isso seria uma falha, se não obrigasse os homens a uma atitude mais sensível e respeitosa com a própria vida.
Pena que eles nunca verão as mulheres-anjos que têm ao lado.
Com todo esse amor de mãe, esposa e amiga, elas ainda são mulheres a maior parte do tempo.
Mas elas são anjos depois do sexo-amor.
É nessa hora que elas se sentem o próprio amor encarnado e voltam a ser anjos.
E levitam.
Algumas até voam.
Mas os homens não sabem disso.
E nem poderiam.
Porque são tomados por um encantamento
que os faz dormir nessa hora."
Luís Fernando Veríssimo