segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Escondidinho de Carne seca


INGREDIENTES:
·         500 kg de carne seca cozida e desfiada;
·         purê de batatas com 500 kg de batatas;
·         purê  de mandioquinha com 500 kg de mandioquinha;
·         sal a gosto;
·         cebola picada;
·         cebolinha;
·         3 tomates grandes picados.
·         azeite de oliva 2 colheres de sopa;
·         queijo parmesão ralado.
MODO DE FAZER:
·         em uma panela,  colocar o azeite de oliva e refogar a cebola e os tomates picados;
·         acrescentar a carne seca desfiada deixar refogar e acrescentar a cebolinha;
·         em uma forma refratária, colocar o purê de batatas – a carne seca refogada – cobrir com o purê de mandioquinha;
·         salpicar com o queijo parmesão ralado e levar ao forno para gratinar (+ ou – 20 minutos).
-  Sirva com uma salada de folhas  verdes e tomates cereja.
Tenha uma ótima refeição!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

sábado, 29 de outubro de 2011

Suflê de Milho.


·         2 latas de milho verde
·         1 lata de creme de leite sem soro
·         4 avos
·         Sal e pimenta-do-reino a gosto

modo de Preparar

Coloque 1 lata do milho sem o soro no liquidificador e bata sem que fique muito triturado, se houver dificuldade colocar 1 colher de sopa do soro da lata que foi reservada
    Coloque na batedeira essa pasta, o creme de leite, as 4 gemas, o sal, a pimenta-do-reino e bata
      Acrescente a outra lata de milho, também sem sor
      Bata as claras em neve, que fiquem firmes mas úmidas, misture delicadamente ao creme, unte uma forma e despeje o creme, deixe dourar
      O tempo de cozimento é muito rápido

        Salada marroquina.


        • 250 g de peito de frango
        • 1 xícara e meia de trigo para quibe
        • 4 maçãs
        • 150 g de uvas passas
        • 150 g de azeitonas verdes
        • 1 pimentão verde, 1 amarelo e um vermelho
        • 1 cebola
        • 3 colheres de sopa de limão
        • 2 colheres de mostarda
        • Maionese a gosto

        HALLOWEEN


        A palavra Halloween tem origem na Igreja católica. Vem de uma corrupção contraída do dia 1 de novembro, "Todo o Dia de Buracos" (ou "Todo o Dia de Santos"), é um dia católico de observância em honra de santos. Mas, no século V DC, na Irlanda Céltica, o verão oficialmente se concluía em 31 de outubro. O feriado era Samhain, o Ano novo céltico. 
        Alguns bruxos acreditam que a origem do nome vem da palavra hallowinas - nome dado às guardiãs femininas do saber oculto das terras do norte (Escandinávia). 

        O Halloween marca o fim oficial do verão e o início do ano-novo. Celebra também o final da terceira e última colheita do ano, o início do armazenamento de provisões para o inverno, o início do período de retorno dos rebanhos do pasto e a renovação de suas leis. Era uma festa com vários nomes: Samhain (fim de verão), Samhein, La Samon, ou ainda, Festa do Sol. Mas o que ficou mesmo foi o escocês Hallowe'en. 

        Uma das lendas de origem celta fala que os espíritos de todos que morreram ao longo daquele ano voltariam à procura de corpos vivos para possuir e usar pelo próximo ano. Os celtas acreditavam ser a única chance de vida após a morte. Os celtas acreditaram em todas as leis de espaço e tempo, o que permitia que o mundo dos espíritos se misturassem com o dos vivos. 

        Como os vivos não queriam ser possuídos, na noite do dia 31 de outubro, apagavam as tochas e fogueiras de suas casa, para que elas se tornassem frias e desagradáveis, colocavam fantasias e ruidosamente desfilavam em torno do bairro, sendo tão destrutivos quanto possível, a fim de assustar os que procuravam corpos para possuir, (Panati). 

        Os Romanos adotaram as práticas célticas, mas no primeiro século depois de Cristo, eles as abandonaram. 
        Travessuras ou Gostosuras?(Trick-or-treat) 


        A brincadeira de "doces ou travessuras" é originária de um costume europeu do século IX, chamado de "souling" (almejar). No dia 2 de novembro, Dia de Todas as Almas, os cristãos iam de vila em vila pedindo "soul cakes" (bolos de alma), que eram feitos de pequenos quadrados de pão com groselha. 

        Para cada bolo que ganhasse, a pessoa deveria fazer uma oração por um parente morto do doador. Acreditava-se que as almas permaneciam no limbo por um certo tempo após sua morte e que as orações ajudavam-na a ir para o céu. 



        Abóboras e velas: Jack O'Lantern (Jack da Lanterna) 

        A vela na abóbora provavelmente tem sua origem no folclore irlandês. Um homem chamado Jack, um alcoólatra grosseiro, em um 31 de outubro bebeu excessivamente e o diabo veio levar sua alma. Desesperado, Jack implora por mais um copo de bebida e o diabo concede. Jack estava sem dinheiro para o último trago e pede ao Diabo que se transforme em uma moeda. O Diabo concorda. Mal vê a moeda sobre a mesa, Jack guarda-a na carteira, que tem um fecho em forma de cruz. Desesperado, o Diabo implora para sair e Jack propõe um trato: libertá-lo em troca de ficar na Terra por mais um ano inteiro. Sem opção, o Diabo concorda. Feliz com a oportunidade, Jack resolve mudar seu modo de agir e começa a tratar bem a esposa e os filhos, vai à igreja e faz até caridade. Mas a mudança não dura muito tempo, não. 

        No próximo ano, na noite de 31 de outubro, Jack está indo para casa quando o Diabo aparece. Jack, esperto como sempre, convence o diabo a pegar uma maçã de uma árvore. O diabo aceita e quando sobe no primeiro galho, Jack pega um canivete em seu bolso e desenha uma cruz no tronco. O diabo promete partir por mais dez anos. Sem aceitar a proposta, Jack ordena que o diabo nunca mais o aborreça. O diabo aceita e Jack o liberta da árvore. 
        Para seu azar, um ano mais tarde, Jack morre. Tenta entrar no céu, mas sua entrada é negada. Sem alternativa, vai para o inferno. O diabo, ainda desconfiado e se sentindo humilhado, também não permite sua entrada. Mas, com pena da alma perdida, o diabo joga uma brasa para que Jack possa iluminar seu caminho pelo limbo. Jack põe a brasa dentro de um nabo para que dure mais tempo e sai perambulando. Os nabos na Irlanda eram usados como seu "lanternas do Jack" originalmente. Mas quando os imigrantes vieram para a América, eles acharam que as abóboras eram muito mais abundantes que nabos. Então Jack O'Lantern (Jack da Lanterna). na América passa a ser uma abóbora, iluminada com uma brasa. 

        Sua alma penada passa a ser conhecida como Jack O'Lantern (Jack da Lanterna). Quem presta atenção vê uma luzinha fraca na noite de 31 de outubro. É Jack, procurando um lugar. 
        enganara Satã ao subir uma árvore. Jack então esculpiu uma imagem de uma cruz no tronco da árvore, prendendo o diabo para cima a árvore. Jack fez um acordo com o diabo, se ele nunca mais o tentasse novamente, ele o deixaria árvore abaixo. 
        De acordo com o conto de povo, depois de Jack morrer, ele a entrada dele foi negada no Céu, por causa de seus modos de malvado, mas ele teve acesso também negado ao Inferno, porque ele enganou o diabo. Ao invés, o diabo deu a ele uma brasa única para iluminar sua passagem para a escuridão frígida. A brasa era colocada dentro de um nabo para manter por mais tempo. 
        Os nabos na Irlanda eram usados como seu "lanternas do Jack" originalmente. Mas quando os imigrantes vieram para a América, eles acharam que as abóboras eram muito mais abundantes que nabos. Então o Jack O'Lantern (Jack da Lanterna), na América, era em uma abóbora, iluminada com uma brasa. 


        Bruxas 


        As bruxas têm papel importantíssimo no Halloween. Não é à toa que ela é conhecida como "Dia das Bruxas" em português. Segundo várias lendas, as bruxas se reuniam duas vezes por ano, durante a mudança das estações: no dia 30 de abril e no dia 31 de outubro. Chegando em vassouras voadoras, as bruxas participavam de uma festa chefiada pelo próprio Diabo. Elas jogavam maldições e feitiços em qualquer pessoa, transformavam-se em várias coisas e causavam todo tipo de transtorno. 

        Diz-se também que para encontrar uma bruxa era preciso colocar suas roupas do avesso e andar de costas durante a noite de Halloween. Então, à meia-noite, você veria uma bruxa! 

        A crença em bruxas chegou aos Estados Unidos com os primeiros colonizadores. Lá, elas se espalharam e misturaram-se com as histórias de bruxas contadas pelos índios norte-americanos e, mais tarde, com as crenças na magia negra trazidas pelos escravos africanos. 

        O gato preto é constantemente associado às bruxas. Lendas dizem que bruxas podem transformar-se em gatos. Algumas pessoas acreditavam que os gatos eram os espíritos dos mortos. Muitas superstições estão associadas aos gatos pretos. Uma das mais conhecidas é a de que se um gato preto cruzar seu caminho, você deve voltar pelo caminho de onde veio, pois se não o fizer, é azar na certa. 

        Halloween pelo mundo 


        A festa de Halloween, na verdade, equivale ao Dia de Todos os Santos e o Dia de Finados, como foi absorvido pela Igreja Católica para apagar os vínculos pagãos, origem da festa. Os países de origem hispânica comemoram o Dia dos Mortos e não o Halloween. No Oriente, a tradição é ligada às crenças populares de cada país. 

        Espanha 
        Como no Brasil, comemora-se o Dia de Todos os Santos em 1º de novembro e Finados no dia seguinte. As pessoas usam as datas para relembrar os mortos, decorando túmulos e lápides de pessoas que já faleceram. 

        Irlanda 
        A Irlanda é considerada como o país de origem do Halloween. Nas áreas rurais, as pessoas acedem fogueiras, como os celtas faziam nas origens da festa e as crianças passeiam pelas ruas dizendo o famoso “tricks or treats” (doces ou travessuras). 

        México 
        No dia 1º comemora-se o Dia dos Anjinhos, ou Dia dos Santos Inocentes, quando as crianças mortas antes do batismo são relembradas. 
        O Dia dos Mortos (El Dia de los Muertos), 2 de novembro, é bastante comemorado no México. As pessoas oferecem aos mortos aquilo que eles mais gostavam: pratos, bebidas, flores. Na véspera de Finados, família e amigos enfeitam os túmulos dos cemitérios e as pessoas comem, bebem e conversam, esperando a chegada dos mortos na madrugada. 
        Uma tradição bem popular são as caveiras doces, feitas com chocolate, marzipã e açúcar. 

        Tailândia 
        Nesse país, existe o festival Phi Ta Khon, comemorado com música e desfiles de máscaras acompanhados pela imagem de Buda. Segundo a lenda, fantasmas e espíritos andam entre os homens. A festividade acontece no primeiro dia das festas budistas. 



        Alguns significados simbólicos 

        a abóbora: simboliza a fertilidade e a sabedoria 

        a vela: indica os caminhos para os espíritos do outro plano astral. 

        o caldeirão: fazia parte da cultura - como mandaria a tradição. Dentro dele, os convidados devem atirar moedas e mensagens escritas com pedidos dirigidos aos espíritos. 

        a vassoura: simboliza o poder feminino que pode efetuar a limpeza da eletricidade negativa. Equivocadamente, pensa-se que ela servia para transporte das bruxas. 

        as moedas: devem ser recolhidas no final da festa para serem doadas aos necessitados. 

        os bilhetes com os pedidos, devem ser incinerados para que os pedidos sejam mais rapidamente atendidos, pois se elevarão através da fumaça. 

        a aranha - simboliza o destino e o fio que tecem suas teias, o meio, o suporte para seguir em frente. 

        o morcego - simbolizam a clarividência, pois que vêem além das formas e das aparências, sem necessidades da visão ocular. Captam os campos magnéticos pela força da própria energia e sensibilidade. 

        o sapo - está ligado à simbologia do poder da sabedoria feminina, símbolo lunar e atributo dos mortos e de magia feminina. 

        gato preto - símbolo da capacidade de meditação e recolhimento espiritual, autoconfiança, independência e liberdade. Plena harmonia com o Unirverso 

        Cores: 

        Laranja - cor da vitalidade e da energia que gera força. Os druidas acreditavam que nesta noite, passagem para o Ano Novo, espíritos de outros planos se aproximavam dos vivos para vampirizar a energia vital encontrada na cor laranja. 

        Preto - cor sacerdotal das vestes de muitos magos, bruxas, feiticeiras e sacerdotes em geral. Cor do mestre. 

        Roxo - cor da magia ritualística.
        O Halloween foi levado para os Estados Unidos em 1840, por imigrantes irlandeses que fugiam da fome pela qual seu país passava e passa ser conhecido como o Dia das Bruxas. 

        quarta-feira, 12 de outubro de 2011


        O Dia das Crianças no Brasil foi "inventado" por um político. O deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de criar um dia em homenagem às crianças na década de 1920.
        Na década de 1920, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de
        "criar" o dia das crianças. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi
        oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.

        Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes!
        Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto.
        A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos.


        Em outros países
        Alguns países comemoram o dia das Crianças em datas diferentes do Brasil. Na
        Índia, por exemplo, a data é comemorada em 15 de novembro. Em Portugal e
        Moçambique, a comemoração acontece no dia 1º de junho. Em 5 de maio, é a vez
        das crianças da China e do Japão comemorarem!

        Dia Universal da Criança
        Muitos países comemoram o dia das Crianças em 20 de novembro, já que a ONU (Organização das Nações Unidas) reconhece esse dia como o dia Universal das Crianças, pois nessa data também é comemorada a aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças. Entre outras coisas, esta Declaração estabelece que toda criança deve ter proteção e cuidados especiais antes e depois do nascimento.

        terça-feira, 11 de outubro de 2011

        Segurança na Internet.

        A comunicação e a publicação de informação na Internet não é supervisionada por nenhuma entidade. A maior parte dos seus serviços encontra-se à disposição dos utilizadores (entre eles, os mais jovens) sem qualquer restrição ou controlo.
        Pensar que a Internet não encerra perigos ou que estes só afectam os outros é assumir uma atitude distante e pouco informada. Por outro lado, adoptar visões alarmistas só ajuda a ocultar a realidade.
        Tomar consciência dos riscos, estar informado de como os prevenir ou minimizar, orientar as actividades das crianças e adolescentes na Internet, podem ser as chaves para garantir uma utilização em segurança.


        Como Proteger Crianças e Jovens Destes Riscos Online?A segurança de crianças e adolescentes na Internet é hoje alvo da atenção de famílias, escolas e comunidades. Isto para não falar de governos (locais e centrais), empresas do sector das tecnologias de informação, órgãos de comunicação social, etc.
        Perigos reais para crianças e jovens na utilização da Internet. De acordo com o relatório final de um programa piloto financiado pela Comissão Europeia em 1999, no âmbito do seu Plano de Acção Para a Utilização Segura da Internet, as preocupações com os perigos associados à utilização da Internet por crianças e jovens, são bem reais e podem ser agrupados em três categorias:
        • Conteúdos impróprios, legais ou ilegais, tais como a pornografia, pornografia infantil, violência, ódio, racismo e outros ideais extremistas, estão facilmente disponíveis a crianças e jovens através de uma grande variedade de dispositivos. Para além de poderem ser inadequados e prejudiciais a um desenvolvimento harmonioso, podem mesmo ofender os padrões e valores segundo os quais pretende educar os seus filhos ou educandos.
        • Contactos potenciais por parte de pessoas mal intencionadas, que usam o email, salas de chatinstant messaging, fóruns, grupos de discussão, jogos online e telemóveis para ganharem acesso fácil a crianças e jovens e que poderão desejar fazer-lhes mal e enganá-las, representam uma verdadeira ameaça.
        • Comércio - práticas comerciais e publicitárias não-éticas que, não distinguindo a informação da publicidade, podem enganar crianças e jovens, promover a recolha de informações que violam a sua privacidade e promover a venda directa a crianças, atraindo-as a fazerem compras não autorizadas.

        Seis anos passados, os três C's (Conteúdos, Contactos e Comércio) apontados como as maiores ameaças à segurança online de crianças e jovens, precisam de ser actualizados para incluir:
        • Comportamentos irresponsáveis ou compulsivos que, aliados ao uso excessivo da tecnologia, podem resultar na redução da sociabilidade e do aproveitamento escolar, podendo mesmo conduzir à dependência. De facto, a American Psychological Association tem vindo a alertar para o facto de que é possível que crianças, jovens e adultos podem tornar-se psicologicamente dependentes da Internet (IAD - Internet Addiction Disorder) e que esta perturbação se pode dar com outras tecnologias como é o caso dos jogos vídeo (online e offline).
        • Copyright - a violação dos direitos de autor, resultante da cópia, partilha, adulteração ou pirataria de conteúdos protegidos pela lei, tais como programas de computador, textos, imagens, ficheiros de áudio e/ou vídeo, para fins particulares, comerciais ou de plágio em trabalhos escolares ou outros, pode resultar em graves problemas de natureza jurídica e até financeira.

        Para mais informação sobre estes riscos e como os prevenir, subscreva a newsletter gratuita MiudosSegurosNa.Net.
        Os Programas de Bloqueio e Filtragem Não Resolvem?
        Qualquer software de filtragem, bloqueio e monitorização pode ser facilmente ultrapassado.O acesso é filtrado em casa? Então acede-se a partir de outros locais onde tal não acontece! E até existem sites que ensinam as crianças a incapacitar este tipo de programas. Por outro lado, para além de por vezes bloquearem conteúdos inócuos e de por vezes também não bloquearem o que era suposto bloquearem, estas tecnologias podem ser particularmente intrusivas da privacidade. E isso pode ser um problema no caso dos adolescentes. Assim, em vez de resolverem um problema fornecendo uma solução, podem tornar-se parte do problema.
        Assim, se pensa que controla a inocência e a experiência Internet das crianças e jovens da sua família, escola ou comunidade, pense duas vezes. Nos dias de hoje já não é necessário um computador, um modem e uma linha telefónica para se estar online. Hoje, as tecnologias onlineestão facilmente acessíveis ás crianças e aos jovens sob diversas formas, dando-lhes acesso a qualquer hora e em qualquer local. Dispositivos como consolas de jogos, Personal Digital Assistants (PDA's), Pocket PC's, telemóveis, TV por cabo e interactiva, câmaras digitais, leitores e gravadores de CD's, mini discs, DVD's e MP3 fornecem às crianças e aos jovens uma grande variedade e diversidade de escolhas para terem acesso online, permitindo-lhes obter, armazenar e distribuir conteúdos. Em casa, na escola, em bibliotecas públicas, clubes, cibercafés, centros comerciais, espaços municipais de acesso gratuito à Internet, etc.
        Hoje, a tecnologia coloca o mundo na palma da mão, quarto de dormir e salas de aula de crianças e jovens. Todas estas tecnologias dotam crianças e jovens com fontes de informação, ideias, ligações e recursos fantásticos e sem precedentes. Se tal pode significar facilidade de acesso a um manancial de recursos que são cruciais à sua educação e desenvolvimento, como vimos também pode significar toda uma série de novos riscos, perigos e ameaças que poderão não ser do conhecimento de famílias, escolas e comunidades ou com os quais estas podem não saber como lidar. Assim, se usadas de forma irresponsável e não segura, as novas tecnologias de informação e comunicação podem gerar mais problemas do que benefícios.
        Então, como manter as crianças e os jovens seguros online? Como nos podemos certificar que estão a usar a Internet e outras tecnologias online em benefício da sua educação, formação e desenvolvimento, sem se exporem desnecessariamente a riscos e ameaças de segurança?
        Para saber como proceder, subscreva a newsletter gratuita MiudosSegurosNa.Net.
        Existe Solução Para Este Dilema?
        As boas notícias é que existe uma solução para este dilema. Hoje, famílias, escolas e comunidades podem usar as mesmas tecnologias usadas por crianças e jovens, para o seu benefício e do deles. Para descobrir, educar e desenvolver o melhor "software" que as crianças e os adolescentes têm para se protegerem de tais perigos, riscos e ameaças: a sensibilização para a sua segurança online. As suas cabecinhas!
        O Projecto MiudosSegurosNa.Net fornece-lhe informação e dá-lhe a conhecer metodologias, estratégias e ferramentas que contribuirão decisivamente para garantir que, através de uma utilização segura e responsável, as crianças e os jovens minimizam os riscos a que estão expostos para tirar o máximo partido da Internet e doutras tecnologias online.
        Promovendo o desenvolvimento da sensibilização para a segurança online das suas crianças e jovens, o Projecto MiudosSegurosNa.Net ajuda famílias, escolas e comunidades a garantir que as crianças evitam os perigos, riscos e ameaças à sua segurança na Internet.
        Para começar, hoje, a resolver este dilema, subscreva a newsletter gratuita MiudosSegurosNa.Net.
        Alguém Que Possa Conhecer, Estimar e Confiar?
        Um Passado Associado à Internet e à Segurança. Ligado à Internet desde 1995, fui responsável pelo lançamento dos serviços de banda larga (ADSL) e serviços de gestão de segurança da subsidiária portuguesa de um operador multinacional de serviços Internet para empresas. Para além de fundador e mentor do Projecto MiudosSegurosNa.Net, sou autor da primeira - e até agora única - coluna semanal da imprensa portuguesa sobre segurança infantil na Internet, colaboro assiduamente com a comunicação social com artigos, comentários e entrevistas sobre esta temática e participo regularmente como orador em seminários, palestras, conferências eworkshops sobre este tema. Por fim, e não menos importante, com três rapazes em casa, hoje com 11, 17 e 28 anos de idade, conheço bem os desafios que, como pais e educadores, temos pela frente.
        Está Interessado Neste Tipo de Resultados?
        "Se os pais não estão informados sobre os riscos a que os seus filhos podem estar expostosonline, se têm Internet em casa e não sabem como os proteger, eu recomendo sempre um sítio que se chama MiudosSegurosNa.Net, da autoria de um convidado que já cá esteve, o Tito de Morais, e que explica aos pais como é que se podem ter estes cuidados. O serviço publico que presta merece ser amplamente divulgado!"



        segunda-feira, 10 de outubro de 2011


        Se você é usuário do Twitter e do Facebook já percebeu que muitos dos seus amigos mudaram a foto dos seus perfis para personagens de desenhos animados ou gibi que marcaram a infância deles. Mas você sabe de onde veio esta ideia?

        A ideia de sugerir que as pessoas mudassem a sua foto de perfil nas redes sociais veio do site da empresa O Melhor da Vida Page que resolveu protestar contra a violência e a exploração sexual de crianças e sugeriu que as pessoas mudassem de perfil até o dia 12 de outubro , dia da criança.

        A campanha já possui mais de 150 mil adeptos em todo o país.


        A ideia da campanha mostra o poder das redes sociais devido ao número de pessoas que aderiram a campanha.


        Se você já viu algum site que traz imagens de abuso e exploração de crianças ou adolescentes denuncie.

        domingo, 9 de outubro de 2011


        Sobremesa de morango caramelado

        Ingredientes:
        Calda
        1 xícara de açúcar
        1/2 xícara de água
        1 colher (sopa) de vinagre de vinho branco
        16 morangos médios lavados e sem cabo

        Creme
        1 xícara de creme de leite fresco
        1/2 xícara de iogurte natural cremoso
        1/4 xícara de açúcar
        1/4 xícara de licor de cassis


        Modo de preparo
        Calda
        Unte com manteiga uma superfície lisa. Leve ao fogo uma panela com a água, o vinagre e o açúcar e mexa bem. Ao começar a caramelizar, retire do fogo.
        Usando um garfo, banhe os morangos na calda. Escorra e ponha na superfície untada. Derrame o restante da calda sobre a mesma superfície, fazendo desenhos. Deixe esfriar e retire com cuidado.

        Creme
        Na batedeira, bata o creme de leite com o açúcar até obter picos firmes.
        Junte o iogurte, misture delicadamente e reserve.
        Em cada taça, ponha uma colher (sopa) do licor, adicione o creme reservado e quatro morangos caramelados. Decore com os desenhos de caramelo e sirva em seguida.

        sábado, 8 de outubro de 2011

        A SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE 2011 - Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos.

        O Ministério da Ciência e Tecnologia, responsável pela coordenação nacional da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), após receber várias sugestões e ter feito consultas a instituições e entidades parceiras na organização deste evento, anuncia a data e o tema principal da SNCT em 2011.



        O tema da Semana foi escolhido em função da sua relevância global, atualidade e importância para a população brasileira. Um objetivo da Semana será discutir em todo o país, nas escolas, universidades e eventos públicos, os diversos aspectos, argumentos e evidências científicas sobre o impacto das atividades humana no clima do Planeta e as medidas preventivas mais adequadas a serem adotadas em escala local e global.
        Em nosso país não há ainda uma tradição consolidada de prevenção de riscos de desastres naturais ou provenientes da atividade humana . Os acontecimentos trágicos de enchentes e deslizamentos em regiões como Santa Catarina e na Região Serrana do Rio de Janeiro, de seca na Amazônia e no Rio Grande do Sul e de enchentes em várias regiões do país atestam a importância de se estimular o debate nas escolas e em toda a sociedade sobre as maneiras de se prevenir os riscos e diminuir seus impactos na sociedade e a ciência e a tecnologia são elementos essenciais para a previsão, prevenção e minimização destes riscos.
        Por outro lado, a Assembléia Geral das Nações Unidas declarou 2011 como o Ano Internacional da Química. A ONU está estimulando todos os países a realizarem atividades com o objetivo de aumentar da consciência coletiva sobre a importância da química, por meio de ações a nível local, regional e internacional, e buscar a "Química para um mundo melhor".
        É importante registrar que as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia não se restringem ao tema principal, abarcando todos os outros relacionados com a ciência e a tecnologia, embora se estimule fortemente a realização de atividades, em cada canto do país, em torno do tema proposto.
        Convidamos as instituições de pesquisa e ensino, universidades, escolas tecnológicas e profissionais, secretarias estaduais e municipais de C&T e de educação, fundações de apoio à pesquisa, órgãos governamentais, espaços científico-culturais, escolas de todos os níveis, entidades científicas e tecnológicas e da sociedade civil, ONGs, empresas, cientistas, professores, pesquisadores, técnicos, estudantes, comunicadores da ciência e todos os interessados a colocarem a data da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2011 em suas agendas, a iniciarem o processo de sua preparação e a participarem intensivamente de sua realização.

        Aluízio Mercadante
        Ministro de Estado da Ciência e Tecnologia

        quarta-feira, 5 de outubro de 2011

        DIA DOS ANIMAIS.

        Quatro de outubro é o Dia dos Animais, a mesma data em que se festeja o dia de São Francisco de Assis. E não é coincidência, pois esse santo é o protetor dos animais. Ele sempre se referia aos bichos como irmãos: irmão fera, irmã leoa. São Francisco de Assis também amava as plantas e toda a natureza: irmão sol, irmã lua... São expressões comuns na fala do santo, um dos mais populares até os nossos dias.
        Nascido na cidade de Assis, em 1182, Francisco (quando ainda não era santo) tentou ser comerciante, mas não teve sucesso. Nas cruzadas, lutou pela fé, mas com objetivos individuais de se destacar e alcançar glórias e vitórias.
        Até que um dia, segundo contam livros com a história de sua vida, Francisco recebeu um chamado de Deus, largou tudo e passou a viver como errante, sem destino e maltrapilho. Desde então, adotou um estilo de vida baseado na pobreza, na simplicidade de vida e no amor total a todas as criaturas.